POC NOTÍCIAS | Ana Atalmira | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
A OMATAPALO anunciou hoje, 15 de Agosto, que apoia todos os anos, cerca de 400 crianças na província do Lubango, no município da Humpata, contribuindo para que tenham acesso à assistência médica e alimentar.
_______________________________
A OMATAPALO estará presente com sete empresas na 30.ª edição da Feira Agropecuária Expo Huíla 2023, de 16 a 20 de Agosto, no Complexo da Nossa Senhora do Monte, Lubango, cidade onde o Grupo nasceu há 20 anos e tem assegurado o apoio a diversas instituições e comunidades na região, no âmbito das suas políticas de responsabilidade social, em áreas que vão da educação à saúde, passando pela cultura ou desporto, entre outras.
Segundo um comunicado enviado ao POC NOTÍCIAS, a empresa tem apoiado, todos os anos, cerca de 400 crianças da comunidade do Tchivinguiro, no município da Humpata, contribuindo para que tenham acesso à assistência médica e alimentar. A empresa organiza regularmente doações de roupa, sapatos, brinquedos, artigos de uso doméstico, livros e material escolar à população daquela comuna – a última em Junho passado.
Recentemente a OMATAPALO anunciou o patrocínio a um novo projecto na província, que tem como destinatários crianças e jovens em risco de exclusão social e insuficiência alimentar. Trata-se da criação da Escola de Música da Orquestra Camunga no Lubango, replicando a experiência da Camunga de Luanda, que a empresa já apoia através da oferta de refeições, instrumentos musicais e materiais escolares.
A OMATAPALO apadrinha várias casas da ALDEIA DE CRIANÇAS SOS LUBANGO, contribuindo com uma renda mensal a estes agregados, para apoiar as crianças e no intuito de fortalecer o seu processo de ensino e aprendizagem, para além do desenvolvimento psico-emocional da comunidade. A empresa apoia igualmente, através do fornecimento de refeições e material escolar, o Centro de Acolhimento Ninho, também no Lubango.
Também o projecto da Paróquia da Mamã Muxima do Toco, a mais recente da Arquidiocese do Lubango, situada na comuna do Hoque, no município do Lubango, com 20 mil habitantes, tem merecido o apoio da OMATAPALO desde a sua fundação, em Março de 2012.
A OMATAPALO tem contribuído para este projecto com a construção de escolas do 1.º e 2.º ciclos de ensino, de dois hospitais equipados, da cozinha comunitária, do centro juvenil de formação profissional, da biblioteca, de uma moradia para as irmãs missionárias e de outra para alojar os médicos residentes, entre outros apoios diversos.