POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
Os líderes de 10 Bancos Multilaterais de Desenvolvimento (BMD) anunciaram este sábado, 20 de Abril, medidas conjuntas para trabalhar de forma mais eficaz como um sistema e aumentar o impacto e a escala do seu trabalho na abordagem dos urgentes desafios de desenvolvimento do continente africano. Entre os 10 bancos BMD fazem parte o Banco Africano de Desenvolvimento, Word Bank Group, New Development Bank, European Bank e European Investment Bank.
______________________
Segundo uma nota conceptual, consultada pelo POC NOTÍCIAS, os responsáveis dos BMD comprometeram-se a apresentar resultados concretos, entre eles o aumento da capacidade de financiamento dos BMD, como por exemplo gerar uma margem de manobra adicional para a concessão de empréstimos da ordem dos 300 a 400 mil milhões de dólares durante a próxima década, com o apoio dos accionistas e parceiros.
Na nota, os líderes referem ainda que pretendem oferecer um conjunto diversificado de instrumentos financeiros inovadores aos accionistas, parceiros de desenvolvimento e mercados de capitais, incluindo instrumentos de capital híbrido e de transferência de riscos, e promover a canalização dos Direitos Especiais de Saque (SDR) do FMI através dos BMD.
Os líderes avançaram também que pretendem impulsionar a acção conjunta em matéria de alterações climáticas, reforçar a colaboração e o cofinanciamento a nível nacional, catalisar a mobilização do sector privado e reforçar a eficácia e o impacto do desenvolvimento em todo continente.
Na nota conceptual, lê-se que os líderes delinearam os principais resultados para acções conjuntas e coordenadas em 2024 e no futuro, com base no progresso desde a Declaração de Marraquexe, em 2023, à medida que as suas instituições trabalham para acelerar o progresso em direcção aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e para apoiar melhor os clientes na abordagem de desafios regionais e globais.