O Grupo Banco Africano de Desenvolvimento aprovou uma subvenção de 400 mil dólares para o Projecto de Intervenção no Sector das Pensões da Libéria, para apoiar a expansão da cobertura das pensões na Libéria.
A subvenção é proveniente do Fundo Fiduciário para o Desenvolvimento dos Mercados de Capitais (CMDTF), um fundo fiduciário de vários doadores, gerido pelo Banco Africano de Desenvolvimento, que apoia o desenvolvimento de mercados de capitais eficientes e diversificados nos países africanos. O CMDTF é financiado por doadores como o Ministério do Comércio Externo e da Cooperação para o Desenvolvimento dos Países Baixos e o Ministério das Finanças do Luxemburgo.
A Corporação Nacional de Segurança Social e Previdência da Libéria (NASSCORP), o único prestador de serviços de pensões existente no país, oferece actualmente cobertura sobretudo aos trabalhadores da função pública do sector formal. Existe, portanto, uma lacuna na cobertura do setor privado, em especial das empresas informais.
No âmbito do Projecto de Intervenção no Sector das Pensões da Libéria, o financiamento apoiará reformas específicas neste sector, incluindo uma avaliação do atual sistema de pensões com vista ao desenvolvimento de uma estratégia nacional e o reforço das capacidades deste ecossistema, incluindo os operadores públicos e potenciais do setor privado.
Espera-se que o projecto torne o ambiente empresarial mais favorável e apoie a emergência de uma base de investidores institucionais nacionais, alargando assim a cobertura das pensões e permitindo que o sistema de pensões mobilize poupanças adicionais para investimento, nomeadamente através dos mercados financeiros nacionais. O programa será executado pelo Banco Central da Libéria, que supervisiona o setor financeiro do país.