POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
João Lourenço, tomou posse hoje, dando início ao seu segundo mandato, perante 12 chefes de Estado e dezenas de outros representantes, mas sem a presença do principal líder da oposição, que contestou os resultados.
Num dia decretado como tolerância de ponto, a cerimónia de investidura realizou-se na Praça da República.
A União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), que ficou em segundo lugar nas eleições gerais, não esteve presente, ao contrário de outros partidos – os líderes do Partido de Renovação Social (PRS), da Frente Nacional para a Libertação de Angola (FNLA) e do Partido Humanista de Angola (PHA) marcaram presença na investidura de João Lourenço.
O maior partido da oposição, a UNITA, interpôs na terça-feira junto do Tribunal Constitucional (TC) um recurso extraordinário de inconstitucionalidade contra a decisão de rejeitar o seu recurso de contencioso eleitoral, com efeitos suspensivos da mesma.
A oposição angolana admitiu convocar manifestações para mostrar descontentamento face aos resultados eleitorais oficiais, mas ainda nenhum protesto foi agendado pelos partidos.