POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
A ITA – Internet Technologies Angola – anunciou recentemente em Luanda, na sede angolana do grupo, a conclusão do processo de alinhamento e uniformização da sua marca a do Grupo Paratus e passa, com efeito imediato, a operar no país sob a marca “Paratus”.
A sinergia entre as marcas consolida a posição de Angola dentro do Grupo Paratus, ratifica a estratégia de criação de um Hub de dados no país e, potencializa a oferta de serviços de telecomunicações eficientes e fiáveis, com o objectivo de transformar o cenário digital do continente.
Para a Paratus, que conecta mais de 35 países africanos por meio de sua rede de fibra óptica, micro-ondas e satélite, a unificação estabelece o próximo passo na expansão da presença do grupo no continente, assegurando que mais instituições, públicas e privadas, se beneficiem de uma rede e serviços de telecomunicações de qualidade em África.
O CEO e Presidente Executivo designado do Grupo Paratus, Barney Harmse, afirmou que “a transformação da marca ITA é um grande passo para o estabelecimento de uma marca única que traduza a nossa visão global como Paratus, de transformar África através de infraestruturas digitais e serviço ao cliente excepcionais”.
“A Paratus Angola continuará, portanto, focada em entregar as mesmas virtudes, mantendo a eficiência, acessibilidade e confiabilidade pelas quais a ITA e a Paratus são reconhecidas”
Como empresa nascida e criada em África, para o Grupo Paratus, Angola continuará a ser um ponto central na sua agenda de desenvolvimento, uma vez que contempla vários projectos de grande dimensão.
A empresa está prestes a estabelecer um Hub de dados altamente sofisticado no país. Um trabalho que resulta de anos de investimento em infraestruturas, incluindo a expansão de cobertura de fibra e micro-ondas que ligam as 18 províncias angolanas e a recente ligação por fibra óptica à República Democrática do Congo (RDC).
Para além de Angola, o grupo também anunciou a inauguração de um novo Data Center na Namíbia para este ano, e a inclusão de novos cabos submarinos como, por exemplo, o “Cabo Equiano do Google” (no qual a Paratus foi parceira na aterragem do cabo quando aportou na Namíbia no dia 1 de Julho do corrente ano).
“A transformação digital é essencial, não apenas para a região da África Austral, mas para o continente como um todo. Ao expandir continuamente as nossas infraestruturas, esperamos impactar positivamente na vida de milhões de pessoas por meio dos benefícios que o aumento da conectividade pode trazer, especialmente nas áreas de saúde, educação e para a criação de empregos”, afirmou o Director-Geral da Paratus Angola, Francisco Pinto Leite.
O cofundador da Paratus e CTO do Grupo, Rolf Mendelsohn, afirmou que “A ITA começou com uma visão: ligar as 18 províncias de Angola e depois África. Pretendíamos construir uma rede de alta qualidade na África Austral”.
“Agora, quase duas décadas mais tarde, conseguimos a conectividade em todas as 18 províncias angolanas, ligamos efectivamente clientes em mais de 35 países africanos e temos equipas especializadas nos 7 países onde temos presença operacional. À medida que avançamos, a Paratus procura ligar toda a região através da sua rede de qualidade e, em breve, todo o continente”
Um grupo de que não deixa de investir em África
Paratus é a rede de qualidade de África. De olho no futuro, o grupo está a investir em infraestrutura e está a estabelecer-se como um actor-chave na entrega de serviços integrados de rede em todo o continente.
O Grupo Paratus é administrada por uma equipa operacional e profissional em sete países africanos: Angola, África do Sul, Botsuana, Moçambique, Namíbia, RDC e Zâmbia. A rede alargada da empresa fornece um serviço de conectividade via satélite em mais de 30 países de África, alcançando milhares de conexões remotas de clientes.
Desta forma, conecta empresas africanas em todo o continente e oferece excelência de serviço ponta a ponta. A presença do grupo vai mais além de África, contando também para PoPs (pontos de presença) internacionais na Europa, no Reino Unido e nos EUA.
Nascido e criado em África, o Grupo Paratus está a pensar em grande à medida que aumenta a sua presença para entregar a rede de qualidade de África. Ao compreender as oportunidades únicas que a África oferece a empresas e indivíduos para quebrar fronteiras e para se ligar sem limites, a Paratus está empenhada em elevar a fasquia para fornecer serviços de conectividade de qualidade em África.