POC NOTÍCIAS | Fábio Domingos | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
Investidores institucionais africanos e mundiais aderiram ao novo Fundo de Aceleração de Infraestruturas Africa50, no valor de 500 milhões de dólares – uma iniciativa descrita como um marco sem precedentes para África.
O fundo é a primeira plataforma privada de infraestruturas lançada pelo Africa50, segundo informações divulgadas no web site do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento.
No web site destaca-se que a colaboração reúne um grupo diversificado de intervenientes influentes de África e de fora da região, com 17 accionistas africanos, incluindo fundos soberanos, instituições financeiras de desenvolvimento, bancos, fundos de pensões, gestores de activos e agências de reforma e dois investidores institucionais internacionais. Espera-se que outras entidades se juntem a esta primeira transação.
Para afirmar o seu interesse, os acionistas assinaram acordos de subscrição e cartas de intenção de investimento no fundo na segunda-feira, 3 de Julho, durante o Fórum de Infraestruturas e a Assembleia Geral de Acionistas do Africa50, na capital togolesa.
O fundo irá catalisar novos fluxos de investimento para o desenvolvimento de infraestruturas críticas em todo o continente africano, incluindo energia, transportes, telecomunicações e água, entre outras áreas.
No ato de assinatura, o Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento e Presidente do Conselho de Administração do Africa50, Akinwumi Adesina, afirmou que “É impressionante e inédito para África. É notável e sem precedentes a participação de 17 instituições africanas numa iniciativa tão transformadora de investimento num fundo de infraestruturas africano. Com o Fundo, estamos a posicionar o Grupo Africa50 para desempenhar um papel de liderança, ajudando a explorar os mais de 98 biliões de dólares de ativos globais sob gestão.”
“O Banco Africano de Desenvolvimento está a investir 20 milhões de dólares em capital no Fundo de Aceleração de Infraestruturas Africa50”
Outros investidores incluem a Corporação Financeira Internacional, a Autoridade Soberana de Investimento da Nigéria, o Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África, o Banco de Desenvolvimento da África Ocidental, o CDC Senegal, o CDC Benim, o CNSS Togo, o CDG Invest e o Attijariwafa Bank de Marrocos.
O Fundo de Aceleração de Infraestruturas Africa50 é um fundo de capital privado de infraestruturas fechado a 12 anos que mobiliza capital institucional de elevada dimensão e de longo prazo de instituições africanas e internacionais. O fundo fará investimentos de capital e quase-capital – principalmente participações maioritárias – em projetos de infraestruturas em toda a África.