O Grupo Nabeiro-Delta Cafés, através da Angonabeiro, entregou 23 milhões de kwanzas à Associação das Mulheres Empreendedoras de Amboim (AMEA), no âmbito do projecto Impossible Coffee Angola – Café Amboim: o café coragem das mulheres de Angola.
POC NOTÍCIAS | EMANUEL DOMINGOS | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
O valor agora entregue resulta das vendas do lote internacional especial lançado em Março deste ano, cujas receitas destinam-se ao apoio directo à AMEA, composta por mulheres produtoras de café Robusta Amboim. Deste montante, 15 milhões foram entregues em Março, tendo sido agora acrescentados mais 8 milhões, totalizando os 23 milhões de kwanzas angariados até à data.

O apoio financeiro, que se prolonga até Dezembro de 2025, prevê que 20% das receitas obtidas com a venda do lote especial nas lojas Delta Coffee House Experience, em Lisboa, Porto e Paris, revertam para a associação. Os fundos serão aplicados em equipamentos e materiais agrícolas, reforçando a capacidade produtiva, a autonomia e a sustentabilidade das produtoras.
Durante a cerimónia, o CEO do Grupo Nabeiro, Rui Miguel Nabeiro, sublinhou que “Angola representa o elo entre o nosso passado, o presente e o futuro. Este projecto traduz o valor da cooperação e da criação de valor partilhado, simbolizado pela coragem e resiliência das mulheres de Amboim”.
O Grupo Nabeiro destacou ainda o peso crescente de Angola na sua operação global, representando já 15% da facturação internacional e prevendo um crescimento de 15% até ao final do ano. A fábrica de torrefacção da Angonabeiro, em Cacuaco, tem capacidade para produzir anualmente mais de 400 toneladas de café torrado, 400 toneladas de açúcar e até 10 milhões de cápsulas de café.
Com 27 anos de presença em Angola, a Delta Cafés e a Angonabeiro apoiaram já mais de 200 mil famílias produtoras de café verde, consolidando o seu papel na revalorização da fileira cafeeira nacional e na promoção do empoderamento feminino no sector agrícola.






