O Governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel António Tiago Dias, participou este mês no lançamento do Sistema de Protótipo da Pataca Digital (e-MoP) e do Livro Branco, que detalha o conteúdo e o processo de investigação da moeda digital do Banco Central de Macau.
O lançamento do projecto marca um avanço importante no campo das moedas digitais emitidas por entidades monetárias oficiais, posicionando a AMCM como um actor de vanguarda nesta área. O Livro Branco apresentado durante o evento oferece uma visão detalhada dos objectivos, desafios e processos de desenvolvimento que envolveram a criação do protótipo da moeda digital, além de refletir as possíveis implicações dessa inovação para o sistema financeiro global.
Durante a sua participação no evento, o Governador do BNA, Tiago Dias, também teve a oportunidade de realizar encontros bilaterais com importantes representantes da AMCM, do Instituto de Moeda Digital do Banco Popular da China e da Sucursal de Macau do Banco da China.
Segundo um comunicado divulgado no website do BNA, esses encontros foram fundamentais para aprofundar o diálogo sobre as moedas digitais e explorar áreas de colaboração e intercâmbio de conhecimento entre as entidades participantes.
O BNA e a AMCM, ambos integrantes da plataforma multilateral dos Bancos Centrais de Língua Oficial Portuguesa (BCLP), também aproveitaram a ocasião para fortalecer as suas relações institucionais. O estreitamento dessa colaboração tem o objectivo de fomentar a cooperação em áreas como a inovação financeira, o desenvolvimento de tecnologias bancárias e a pesquisa em moedas digitais, consolidando assim uma rede de apoio mútua entre os países lusófonos.