Os resultados alcançados no último ano pela Fundação BAI confirmam o alcance e a relevância das suas acções de responsabilidade social em várias regiões do país. Em 2025, a iniciativa Caminhos de Transformação mobilizou dezenas de organizações da sociedade civil e permitiu a implementação de projectos com impacto directo nas comunidades.
POC NOTÍCIAS | ANA ATALMIRA | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
Na edição passada do edital, foram submetidos 125 projectos provenientes de diferentes pontos do território nacional. Deste universo, nove iniciativas foram seleccionadas para financiamento, abrangendo sete províncias, Uíge, Malanje, Lunda Norte, Lunda Sul, Huambo, Benguela e Luanda, e incidindo sobre áreas prioritárias como Educação, Cultura, Desporto e Saúde.
As acções desenvolvidas, segundo uma nota de imprensa do BAI, contribuíram para o reforço das capacidades locais, melhoria do acesso a serviços essenciais e valorização de iniciativas comunitárias sustentáveis.
É neste contexto de resultados positivos que a Fundação BAI, entidade responsável pelas acções de responsabilidade social do Banco BAI, anuncia o lançamento do Edital Caminhos de Transformação 2026. O período de inscrições decorre de 14 de Janeiro a 15 de Fevereiro de 2026, sendo todo o processo efectuado através do site oficial da instituição, onde se encontram disponíveis o edital da campanha e o respectivo regulamento.
A campanha destina-se a organizações da sociedade civil, associações comunitárias, ONGs, colectivos locais e instituições legalmente constituídas que actuem nas áreas sociais elegíveis. O objectivo passa por apoiar projectos com impacto real nas comunidades, promovendo transformação social, desenvolvimento humano e o fortalecimento de organizações locais, em alinhamento com os três pilares estratégicos da Fundação BAI.
Segundo a Administradora Executiva da Fundação BAI, Tchissola Mosquito, esta nova edição representa um passo adicional na consolidação da estratégia da instituição. “Com a terceira edição do Edital Caminhos de Transformação, reforçamos o nosso compromisso de ampliar a nossa presença em mais províncias do país, apoiar iniciativas com impacto real na vida das pessoas e premiar instituições que contribuem para o desenvolvimento sustentável das suas comunidades”, afirmou.
Com mais uma edição do Caminhos de Transformação, a Fundação BAI reafirma a sua aposta contínua em projectos sociais sustentáveis e no fortalecimento do tecido associativo nacional, dando seguimento a um percurso marcado por resultados concretos e por um compromisso consistente com o desenvolvimento das comunidades angolanas.
@pocnoticias.ao




