POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR |
Os Market Days do Fórum Africano de Investimento de 2023 geraram 34,82 mil milhões de dólares em interesse de investimento para projectos de infraestruturas, agricultura, saúde e indústria criativa.
_______________
As transações abrangeram vários sectores, incluindo a linha ferroviária de bitola normal Mtwara-Mbamba Bay, na Tanzânia, e o porto integrado Mangapwani II, em Zanzibar. Foram também efectuados negócios nos sectores do agronegócio, das energias renováveis, das indústrias criativas e dos cuidados de saúde.
O Fórum Africano de Investimento apresentou vários eventos paralelos importantes, incluindo sobre corredores de transporte regionais, uma mesa-redonda com uma delegação empresarial japonesa e um Fórum de Presidentes de Câmara sobre o aproveitamento de cidades e municípios para desencadear o crescimento e o desenvolvimento. O evento dos presidentes de câmara incluiu autarcas e governadores de Lagos, Nairobi, Adis Abeba, Abidjan e uma representação ministerial do Ruanda.
No evento de lançamento da Aliança para as Zonas Especiais de Processamento Agroindustrial, o Banco Africano de Desenvolvimento, o Banco Africano de Exportações e Importações (Afreximbank) e a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) comprometeram-se a contribuir com 3 mil milhões de dólares para esta aliança.
“Estamos a construir uma potência formidável em torno dos investimentos em África, que terá um impacto transformador na vida das pessoas. É esse o objectivo do Fórum Africano de Investimento: investir para melhorar vidas”, afirmou o Presidente do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento e Presidente do Fórum de Investimento em África, Akinwumi Adesina.
O evento global de três dias, com o tema “Desbloquear as cadeias de valor africanas“, terminou na sexta-feira na cidade marroquina de Marraquexe, tendo atraído mais de 1.000 delegados de mais de 60 países.
O Fórum Africano de Investimento é uma plataforma multilateral centrada na negociação e facilitação de projetos a nível continental entre patrocinadores de projetos, decisores políticos e investidores. Com esta edição, o Fórum atraiu quase 180 mil milhões de dólares em interesse de investimento desde o seu lançamento, em 2018.
O Diretor Executivo da Corporação Islâmica de Financiamento do Comércio, Eng. Hani Salem Sonbol, em representação do Presidente do Banco Islâmico de Desenvolvimento, Muhammed Sulaiman Al Jasser, afirmou que África é uma terra de possibilidades ilimitadas e um motor dinâmico de crescimento.
“Como parceiro fundador da Aliança para Zonas Especiais de Processamento Agroindustrial, o IsDB comprometeu-se a disponibilizar 300 milhões de dólares para impulsionar o crescimento agroindustrial de África. Estamos prontos para estabelecer parcerias com investidores, empresas e parceiros de desenvolvimento para desbloquear todo o potencial do continente”, disse ele.