Camiões que saem carregados do Porto de Luanda e passam pelo largo do Ambiente são vandalizados por cidadãos daquela zona, com objectivo de retirar os sacos de arroz.
_______________________________________________________________________________________________
POC NOTÍCIAS: Pedro José Mbinza | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
A situação socioeconómica actual do país tem agravado significativamente a condição de vida de muitas famílias, sobretudo as que vivem nas áreas periféricas da cidade capital, onde crianças e adultos nem sequer tomam o pequeno-almoço, aguardando apenas o jantar, que também é feito com enormes dificuldades, facto que estimula o crescimento do índice de pedintes nas estradas.
Face ao cenário actual, populares em Luanda optam por vandalizar camiões provenientes do Porto de Luanda que passam pela zona do Eixo Viário, concretamente no largo do ambiente, distrito urbano da Ingombota, transportando grandes quantidades de sacos arroz, massambala e milho.
Segundo um mototaxista daquela circunscrição, Fortuna José, esses actos são praticados por jovens que vivem nos bairros adjacentes e por alguns que têm a rua como sua residência.
“Os assaltos são constantes. Às vezes, quando a polícia não se faz presente e os camiões passam carregados, os populares sobem, rasgam a lona e tiram os produtos. A população daquela zona, que também enfrenta a fome, aproveita a oportunidade e retira alguns sacos de arroz”, explicou o jovem.
Os camiões provenientes do Porto de Luanda que passam pela zona do Eixo Viário, concretamente no largo do ambiente, distrito urbano da Ingombota, transportando grandes quantidades de sacos arroz, massambala e milho, têm sido os principais alvos de vandalização.
Fortuna José expressou a sua opinião em relação às causas desta situação, elencando a pobreza e o desemprego que são as principais reclamações dos angolanos, que pedem ao executivo a criar políticas assertivas que minimizem os problemas sociais da população.
Quando a nossa equipa de reportagem chegou ao largo do ambiente, teve acesso a um vídeo amador que mostrava um jovem que foi alvejado mortalmente por um segurança com dois tiros, quando tentava retirar sacos de arroz de um camião.