A Oferta Pública de Venda (OPV) do Banco de Fomento Angola (BFA) entra na recta final, com o prazo a terminar no próximo dia 25 de Setembro de 2025. Restam apenas 10 dias para que investidores individuais e institucionais possam adquirir acções do BFA e tornar-se parte activa do futuro do Banco.
A OPV, que contempla a alienação de 29,75% do capital social, insere-se no Programa de Privatizações do Governo de Angola (PROPRIV) e representa um passo decisivo para a democratização do acesso ao mercado de capitais, promovendo maior transparência, eficiência e competitividade no sector financeiro.
A operação é a maior da história do mercado de capitais em Angola, permitindo a alienação de 29,75% do capital social, correspondente a 4.462.500 acções. O preço final será definido em Bolsa, dentro de um intervalo entre 41.500 e 49.500 kwanzas por acção, em função da procura.
A OPV reserva ainda 2% do capital para trabalhadores e membros dos órgãos sociais do Banco, sendo os oferentes a Unitel, que aliena 15% da sua participação, no quadro do PROPRIV, e o BPI, que vende 14,75%.
Com uma rede de 194 balcões, 2.549 Colaboradores e mais de três milhões de Clientes, o BFA consolidou-se como parte integrante da vida económica e social de Angola. Em 2024, registou um resultado líquido de 205,8 mil milhões de kwanzas, suportado por rácios de referência: ROE de 33,7%, ROA de 5,5% e índice de solvabilidade de 40,7%.
O reconhecimento internacional acompanha esta trajectória. Em 2024, o Banco foi distinguido pela revista The Bankercom o prémio de “Banco do Ano em Angola”, reforçando a confiança na sua estratégia e nos seus resultados.
O Prospecto da Oferta Pública de Venda e de Admissão à Negociação, aprovado pela Comissão do Mercado de Capitais (CMC), encontra-se disponível no site do BFA (www.bfa.ao), no portal da CMC, no portal da BODIVA e junto dos intermediários financeiros autorizados.