A província do Bié acolhe, a partir desta semana, uma das colecções mais valiosas de Salvador Dalí a circular em Angola. Onze gravuras originais, assinadas e numeradas pelo próprio mestre do surrealismo em 1974, compõem a exposição “A Conquista do Cosmos”, inaugurada no Instituto Politécnico de Artes Walter Cambodja, no município do Cuito, onde estarão em exibição durante 30 dias.
A cerimónia, inaugurada oficialmente pela Governadora da província, Celeste Elavoco David Adolfo, contou com a presença de outras entidades governamentais, representantes institucionais, autoridades tradicionais, parceiros e a Comissão Executiva da ENSA.
Na ocasião, o Presidente da Comissão Executiva (PCE) da ENSA, Mário Mota Lemos, expressou honra e satisfação pela inauguração de mais uma exposição, sublinhando que o público tem agora “a oportunidade rara de apreciar uma colecção excepcional de 11 gravuras originais, produzidas em 1974, todas assinadas e numeradas a lápis pelo próprio mestre Salvador Dalí”.
O PCE destacou ainda, que a iniciativa é resultado de uma colaboração valiosa entre instituições de referência, nomeadamente a FUNIBER – Fundação Universitária Ibero-Americana, a Universidade Europeia do Atlântico, a Embaixada do Reino de Espanha, a Universidade Internacional do Cuanza, a ENSA – Seguros de Angola, a António J. Silva Transporte e Logística, e o Instituto Politécnico de Artes Walter Cambodja do Cuito, cuja sinergia tornou possível a concretização deste importante momento artístico em terras do Bié.
No discurso de abertura, a Governadora Celeste Adolfo manifestou gratidão pelo convite e pela eleição da província do Bié como palco principal da exposição, considerando o feito “um marco simbólico na história da arte e da cultura nacional”.
A sessão contou ainda com a intervenção do Presidente da Universidade Internacional do Cuanza e representante da FUNIBER no Bié, Dr. Carlos Martínez, que realçou o valor cultural e científico das obras, destacando “a simbiose entre arte, ciência e imaginação” que caracteriza o legado de Dalí.
A exposição “A Conquista do Cosmos” reforça o compromisso da ENSA e seus parceiros em promover a arte, o conhecimento e a cultura em todo o território nacional, aproximando os angolanos das grandes expressões do génio artístico mundial.
Depois das apresentações em Luanda, Huíla, Benguela e Huambo, esta é a quinta etapa do roteiro nacional de exposição de obras deste conceituado pintor espanhol, que traz ao Bié, um conjunto completo e exclusivo de 11 gravuras originais, produzidas em 1974, assinadas a lápis pelo próprio artista e numeradas dentro de uma edição limitada de apenas 195 exemplares em todo o mundo.





