POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
O valor das exportações cabo-verdianas de conservas e peixe congelado caiu mais de 1% até Maio, para 12,2 milhões de euros, face ao mesmo período de 2021, segundo dados do relatório estatístico do Banco de Cabo Verde (BCV).
De acordo com o mais recente relatório estatístico do Banco de Cabo Verde (BCV), que detalha as exportações, este volume de vendas de conservas e peixe congelado – que representa mais de 80% das exportações do arquipélago -, ascendeu, de Janeiro a Maio deste ano, a praticamente 1.355 milhões de escudos (12,2 milhões de euros).
Nos cinco primeiros meses de 2021, esse volume de exportações ultrapassou os 1.371 milhões de escudos (12,4 milhões de euros), o que se traduz numa descida de 1,2% tendo em conta o desempenho do sector das conservas e peixe congelado do país no mesmo período do ano passado.
O valor das exportações cabo-verdianas de conservas e peixe congelado já tinha crescido 1,6% em todo o ano de 2021, face ao anterior, para mais de 4.197 milhões de escudos (38 milhões de euros), segundo dados oficiais noticiados anteriormente pela Lusa.
A actividade pesqueira em Cabo Verde está concentrada na pesca costeira e semi artesanal, face à praticamente inexistente frota nacional industrial para abastecer as indústrias conserveiras que operam no arquipélago, que recorrem às capturas por navios industriais com bandeira de outros países.
Sem frota nacional para responder às necessidades da indústria conserveira, desde 2008 que Cabo Verde recebe derrogações da Comissão Europeia, que já avisou que esta será a última.
Fonte: Lusa