POC NOTÍCIAS: Domingos Barros | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR | EXCLUSIVO
O Serviço Nacional de Saúde realizou os dois maiores concursos públicos da história do sector, com a admissão de 33.093 profissionais de várias categorias a nível nacional, permitindo, desta forma, um incremento de 35,01% no seu quadro de pessoal.
A saúde é, assumidamente, prioritária e estratégica no Plano de Desenvolvimento Nacional do País para garantir o bem-estar de todos os cidadãos. Em três semanas, o POC NOTÍCIAS vai partilhar, em exclusivo, uma síntese de realizações do sector da saúde de Outubro de 2017 a Abril de 2022.
Segundo dados do relatório a que tivemos acesso, o sector da saúde em Angola tinha 63.738 profissionais e actualmente conta com um total de 96.831 profissionais. O dossiê saúde vai revelar as especialidades e as unidades sanitárias em que foram contratados os novos profissionais.
Grupos de profissionais contratados no sector
Em relação ao processo de formação de quadros, foi concebido um Plano de Formação de Especialização Médica, procedendo com a reforma e o alinhamento dos Programas Curriculares, criando acções que permitiram o alargamento do processo de formação em 41 especialidades, estabelecendo nove prioritárias em função do perfil epidemiológico do país, nomeadamente Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia, Cirurgia Geral, Medicina Interna, Medicina Intensiva, Anestesiologia e Reanimação, Saúde Pública e Medicina Geral e Familiar, para assegurar uma assistência diferenciada à população.
O documento que o POC NOTÍCIAS teve acesso refere também que 2.620 médicos já iniciaram a formação especializada, contudo, a de medicina Geral e Familiar está a ser realizada a nível dos municípios do país.
“Mais de 16.000 profissionais de saúde nas várias categorias beneficiaram de formação de curta duração em todas as carreiras. Continuamos a incentivar as formações especializadas pós-média em várias áreas que por esta altura já é um facto em Luanda com extensão para breve para outras províncias em especial nas especialidades de parteiras, ortoprotesia, anestesiologia, instrumentação, de entre outras”, lê-se no documento.
O POC NOTÍCIAS apurou ainda que durante este período foi realizado o diagnóstico nas 18 províncias, para avaliação da relação entre os utentes e os profissionais de saúde, bem como das condições de trabalho, infraestruturas, tendo as equipas visitado, para o efeito, 143 municípios, dos 164 existentes, correspondente 87% dos municípios.
Foram também realizadas a formações no domínio da humanização, higiene e segurança, saúde e ambiente no trabalho/ biossegurança com objectivo de melhorar a qualidade da prestação dos serviços de saúde, quer nos hospitais públicos, quer nos hospitais privados a nível nacional.
O sector da saúde beneficiou também da da criação de uma equipa de 60 formadores que ministraram os seguintes módulos: Ética Geral, Ética Especial, Serviços Sociais em Saúde, Gabinete do Utente, Higiene Saúde e Segurança no Trabalho, Biossegurança, Determinantes Sociais em Saúde, Sistema de Referência e Contra-referência, Espaço Religioso e o Ambiente Espiritual nos Hospitais, Plataforma Digital da Humanização Hospitalar (PDH2), Recursos Humanos e Pós-Graduação.
OBS: Dossiê continua na próxima sexta-feira neste mesmo espaço.