A estilista angolana Krupskaya Mingas realiza, no dia 13 de Setembro, o lançamento da sua primeira colecção de verão denominada “XPTO”. Com peças feitas em cetim, a colecção se destaca pelas cores vibrantes e design elegante, oferecendo estilo e frescor para noites quentes.
Em um mundo onde a moda é frequentemente associada a tendências passageiras, a estilista Krupskaya Mingas, dona da marca Krupskaya Lingerie (KL) traz uma perspectiva única, fundamentada não apenas em design, mas em uma profunda paixão por elevar a autoestima feminina.
Curiosamente, sua carreira não começou com o desejo de se tornar uma estilista, mas sim com a vontade de ver as mulheres se sentirem bonitas e confiantes. “Nunca pensei em seguir exatamente a carreira de estilista. Minha paixão sempre esteve mais ligada ao papel de Personal Stylist, ajudando as mulheres a se sentirem belas”, revela.
Actualmente, ela trabalha em estreita colaboração com uma designer para transformar suas ideias em realidade. “Crio a ideia na minha mente, e a minha designer a traz para o papel. A partir daí, seguimos com os outros profissionais da equipa até que a peça esteja pronta”.
Seu estilo pessoal reflete uma evolução constante, que acompanha as mudanças na moda. Contudo, ela mantém uma consistência em sua preferência por tendências delicadas e minimalistas, sempre com um toque de glamour. “Gosto de peças únicas ou diferentes, e isso sempre esteve comigo ao longo da minha evolução”.
Ao criar uma nova colecção, seu processo começa com a identificação das necessidades do mercado e das tendências actuais. Krupskaya busca sempre adicionar a sua identidade ao que está em alta, criando peças que são ao mesmo tempo versáteis e glamorosas. “Penso na mulher glamorosa dentro do seu lar, mas também procuro criar peças que possam ser usadas fora de casa”.
As principais inspirações para a criação da Krupskaya Lingerie vêm de sua paixão por tecidos como seda e cetim, além de sua admiração pelas marcas VS e Intimissimi. “A KL surgiu para valorizar ainda mais a mulher angolana, oferecendo elegância e suavidade através de peças que transmitam bem-estar”.
Até o momento, Krupskaya lançou uma colecção. No entanto, a sua jornada não foi isenta de desafios. “O maior desafio tem sido a matéria-prima local e a situação macroeconômica do país”.
Apesar das dificuldades, suas conquistas são notáveis. “A satisfação das clientes é gratificante. Ver como a marca foi bem recebida no mercado angolano e como as mulheres se sentem bem ao usá-las é uma vitória”.
Krupskaya Mingas vê o mercado da moda como um campo em constante evolução, onde a concorrência e a diversidade de produtos exigem cada vez mais habilidades dos criadores. Seus planos para o futuro incluem a expansão da marca com franquias por todo o país e além, com o objectivo de ser reconhecida como uma marca de excelência.
Com uma visão que vai além do simples design de roupas, a estilista está a moldar um novo conceito de moda, onde cada peça conta uma história de empoderamento e beleza.