Os valores ESG são mais do que um requisito de conformidade. São um modelo para uma organização verdadeiramente sustentável.
POR | Fhulu Badugela – MultiChoice África
Quando a MultiChoice publicou o seu relatório anual ESG esta semana, fiquei impressionada com a adequação do termo por vezes utilizado em relação ao documento: relatório integrado. A integração é fundamental para qualquer tipo de impacto ambiental, social e de governação (ESG).
O MultiChoice Group teve três décadas para encontrar o ponto ideal, aperfeiçoando a sua fórmula de enriquecimento de vidas, enquanto transforma o entretenimento africano e a sociedade em geral.
A beleza da abordagem pode ser vista na forma como os principais pontos de contacto do negócio se conjugam com os princípios ESG.
A título de exemplo, o compromisso da MultiChoice em contar histórias hiperlocais concretizou-se na necessidade de criar conteúdos locais e relevantes. Isto, por sua vez, levou a MultiChoice a criar academias regionais MultiChoice Talent Factory (MTF) em Nairobi, Lagos e Lusaka, formando aspirantes a realizadores de cinema.
Isto não só criou uma rica reserva de talentos autênticos, como também construiu uma vasta biblioteca de conteúdos locais. Isto alimenta o sucesso contínuo da MultiChoice como plataforma de entretenimento, onde os africanos podem ver criadores africanos a contar histórias africanas.
Elevação social
Em termos de ESG, isto apoia o pilar do desenvolvimento social. Até à data, 467 cineastas foram formados pela MTF. Estes jovens passaram a trabalhar em programas africanos de sucesso em canais regionais de todo o continente.
Na África Oriental, os licenciados obtiveram bolsas para o desenvolvimento de histórias, foram aclamados em festivais internacionais de cinema e demonstraram o seu empenho na consciência ambiental através de uma apresentação na reunião “Juventude e Ação Climática”.
Na África Ocidental, Azeezah Sama, produzido por um aluno da turma de 2023, foi selecionado para festivais de cinema de prestígio, como o Toronto International Nollywood Film Festival. O Africa Magic encomendou produções a três empresas de ex-alunos do MTF, gerando oportunidades de emprego e ampliando o impacto do programa na região.
Entretanto, na África Austral, as longas-metragens dos antigos alunos do MTF estrearam no Zambezi Magic e os estagiários contribuíram para mais de 30 produções profissionais, incluindo programas de sucesso como Idols, Adulting, My Brother’s Keeper, Champions e Gen Zee.
Impacto económico
Para além do desenvolvimento de competências, a MultiChoice faz investimentos directos na criação de emprego e capacitação económica para sectores económicos emergentes. O Fundo da MultiChoice d Desenvolvimento de Empresas (MultiChoice Enterprise Development Trust em inglês) supervisiona duas iniciativas fundamentais destinadas a promover o crescimento de empresas em fase de arranque e de pequenas empresas: o Innovation Fund e o programa Africa Accelerator, no qual uma empresa angolana foi finalistas em 2021.
Até à data, o Fundo de Inovação da MultiChoice apoiou 77 pequenas empresas detidas por negros, com pelo menos 50% de mulheres negras e desembolsou R407 milhões em empréstimos, subsídios e despesas de desenvolvimento empresarial. Foram assim criadas 1 400 oportunidades de emprego.
No ano passado, o programa MultiChoice Accelerator ajudou 11 empresários da África do Sul a garantir mais de 17 milhões de dólares em investimentos de investidores dos Emirados Árabes Unidos.
Também no ano passado, o Fundo de Desenvolvimento Empresarial financiou quatro novas empresas relacionadas com a tecnologia, incluindo duas pertencentes a mulheres negras, no valor de 26,74 milhões de rands, criando 395 postos de trabalho.
Governação para o desenvolvimento
Os princípios ESG integrados significam que a função crucial de governação da MultiChoice também deve ter um papel de desenvolvimento, enquanto permite que a empresa gere valor para todas as partes interessadas.
Isto significa uma governação ética e de desenvolvimento. O Grupo inculca estes princípios nos seus colaboradores através de formação obrigatória – anti-suborno, conduta ética; e formação “melhor local para trabalhar” na plataforma MultiChoice Academy.
Outra das maiores áreas de foco de governação da empresa é a luta contra a pirataria de conteúdos, que representa uma ameaça significativa para o negócio e para a indústria em geral. Com os Parceiros Anti Pirataria (PAP), a MultiChoice assinou Memorandos de Entendimento com governos de toda a África para combater a pirataria na radiodifusão.
Estes estabelecem parcerias para o desenvolvimento de competências, benchmarking e partilha de experiências, bem como para a proteção dos direitos de propriedade intelectual, formação e qualificação. Além disso, um seminário multigovernamental a ser realizado a meio de 2024 irá analisar as políticas e acções de combate à pirataria, com vista a alterar a legislação sobre cibercriminalidade.
Consciência ambiental
Profundamente consciente do impacto que as nossas operações têm no ambiente, a MultiChoice toma medidas directas para limitar as nossas emissões e a eficiência energética – mas sempre de maneiras que podem ser integradas nas nossas formas de fazer negócio.
Tomámos medidas proactivas para melhorar a eficiência energética no nosso consumo de eletricidade, sistemas de ar condicionado, centros de dados, aquecimento e ventilação. Investimos em infra-estruturas ecológicas, incluindo a instalação de sensores de movimento de luz nos edifícios, LEDs equipados com capacidades de captação de luz do dia, painéis solares e tecnologia de inversores energeticamente eficientes.
Estas iniciativas permitiram-nos reduzir o total de emissões de Âmbito 1 e Âmbito 2 para 67 675 toneladas de equivalente CO2, contra 75 060 toneladas em 2023, o que representa um passo tangível no sentido da sustentabilidade e da gestão responsável dos recursos através de operações mais ecológicas.
Conseguimos efetuar estas melhorias de sustentabilidade de forma a continuar a gerar receitas para o grupo. Os 10,7 mil milhões de rands que pagámos em impostos em 2024 sublinham a nossa integração na economia do continente.
Em última análise, a prova do nosso impacto ESG estará na nossa capacidade de continuar a operar de forma sustentável, no futuro, de uma forma que enriqueça a vida de todas as pessoas que tocamos.
Orgulhamo-nos de ter enfrentado este desafio com sucesso nas últimas três décadas e estamos confiantes de que continuaremos a fazê-lo nas próximas décadas, integrando o nosso objetivo – enriquecer vidas – na nossa forma de fazer negócios.