A DP World Luanda adquiriu uma frota de 30 novos equipamentos de movimentação de carga e prevê melhorar a eficiência operacional do Terminal Multiusos (MPT) do Porto de Luanda e minimizar os custos dos clientes.
A DP World tem vindo a investir desde Março para melhorar os serviços e apoiar o país a diversificar e a aumentar o seu crescimento económico e social, fazendo do Porto de Luanda um dos mais relevantes da costa africana. O comunicado que o POC Notícias teve acesso, refere que foi aprovado o plano de investimento que já permitiu a compra de 30 novos veículos de última geração e vai receber também seis empilhadores de longo alcance, quatro movimentadores de contentores vazios, quatro empilhadores normais e um novo guindaste de pórtico com pneus de borracha (RTGs), que será o primeiro do género a ser utilizado em Luanda.
Francisco Pinzón, CEO da DP World Luanda, acredita que os trabalhos estão a andar a bom ritmo e que os resultados começam a ser visíveis. “Progredimos muito nos primeiros quatro meses da nossa operação e em diversas áreas de trabalho. Estamos a fazê-lo para transformar o MPT num terminal de classe mundial, para fornecer aos nossos clientes um serviço eficiente e contínuo, para aumentar o comércio de e com Angola e para posicionar Luanda como um hub marítimo-comercial chave na costa ocidental da África Austral.”
A nota refere também que este programa é sustentado por um investimento de 190 milhões de dólares, sendo que os veículos agora adquiridos e já em funcionamento, da conceituada marca Terberg YT223, são de última geração e encontram-se espalhados por todo o mundo, sobretudo nos terminais que apresentam melhores rácios de eficiência (custo, qualidade e tempo), estando a ser utilizados dentro da área do pátio do MPT para movimentar contentores e cargas de e para o terminal de carga e descarga.
A aquisição e a entrada em funcionamento destes novos equipamentos foi acompanhada de acções específicas de formação profissional, para que os trabalhadores que com eles operam o façam não só de forma eficiente, mas também e sempre em segurança, porque o ambiente, a higiene e a segurança no trabalho são três dos pilares relevantes no dia-a-dia da DP World Luanda.
“Nos próximos meses, a DP World Luanda receberá também seis empilhadores de longo alcance, quatro movimentadores de contentores vazios, quatro empilhadores normais e um novo guindaste de pórtico com pneus de borracha (RTGs), que será o primeiro do género a ser utilizado em Luanda”
Para além do foco na melhoria das instalações e do equipamento do Terminal Multiusos, a DP World Luanda está igualmente apostada em providenciar aos seus colaboradores as melhores ferramentas e em rentabilizar as vantagens da digitalização de várias funções relacionadas com a carga e descarga, manuseio e armazenamento de toda a carga que chega ao Porto de Luanda. Por isso, acaba de adquirir e de instalar a solução CARGOES TOS+ (Zodiac), um terminal Operating System (TOS) alojado numa nuvem (cloud), uma plataforma integrada que abrange todos os sistemas operacionais e de IT sob o mesmo comando e gestão, e que fornece aos utilizadores informações em tempo real sobre os movimentos do navio, no portão e no pátio.
Desde Março, foram realizadas 32 sessões de formação profissional, nas quais participaram 300 dos mais de 730 funcionários do Terminal Multiusos do Porto de Luanda.
Redação POC Notícias: Fábio Rodrigues