POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
A DP WORLD, concessionária do Terminal Multiusos do Porto de Luanda, acaba de lançar a primeira pedra das obras que vão conduzir à ampliação e modernização do espaço e dos procedimentos de trabalho. Após a conclusão da fase que hoje se iniciou – que visa alargar a área útil de trabalho e de movimentação de carga –, a empresa terá investido um total de 210 milhões de dólares no país.
_____________________________
A DP World, um dos principais fornecedores globais de soluções logísticas inteligentes, iniciou no dia 1 de Março de 2021 a operação no Terminal Multiusos (TMU) do Porto de Luanda, na sequência da adjudicação de um contrato de concessão pelo prazo de 20 anos. Dois anos e meio depois, o investimento na modernização do Terminal Multiusos mantém-se como um dos principais objectivos, para o transformar num dos mais modernos e eficientes da sua geração na África Austral.
Francisco Pinzon, CEO da DP WORLD Luanda desde o início da concessão, disse – na intervenção que decorreu durante o evento de apresentação – que a empresa teve sempre “como foco o aumento da produtividade e a modernização do terminal, usando as melhores soluções tecnológicas e a aposta contínua na formação profissional das suas pessoas. A satisfação dos nossos clientes – quer nos procedimentos quer na economia de tempo –, o envolvimento dos nossos trabalhadores e a segurança de todos quantos aqui entram todos os dias, tem sido parte crucial da nossa missão”. Para logo de seguida acrescentar: “Hoje, lançámos a primeira pedra de uma nova obra, que nos conduzirá não só ao aumento da modernização do terminal, mas também à criação de melhores condições de trabalho para as autoridades portuárias e para todos quantos utilizam o terminal diariamente. Vamos dar início a uma nova fase, que a todos vai beneficiar, e que depois de concluída fará com que o nosso investimento em Angola ascenda a 210 milhões de dólares”.
Este investimento contempla a construção de um edifício específico para as autoridades nacionais que interagem com a DP World, designadamente as alfandegárias, equipado com scaners modernos para visualização da carga que transportam os contentores que aqui aportam. A melhoria da digitalização da movimentação de contentores, para aumentar a segurança e a construção de uma nova área de estacionamento, completamente pavimentada, para melhor recepção dos camiões. Vai ainda ser construído um novo edifício para os trabalhadores das áreas administrativas, para melhoria das condições de trabalho e, ao mesmo tempo, da qualidade dos serviços que são prestados aos clientes. E vão também ser instalados portões automáticos, tipo de equipamento que não existe em Angola e que vai tornar ainda mais célere a entrada e saída de camiões no terminal.
Para o Ministro dos Transportes, Ricardo Viegas d’ Abreu, este novo investimento da DP WORLD Luanda confirma que a decisão tomada em 2021 foi a mais adequada para transformar o Terminal Multiusos num dos mais modernos da África Austral.
“Depois de ter ganho o concurso internacional para a gestão do Terminal Multiusos do Porto de Luanda, a DP WORLD não se poupou a esforços para o transformar num dos mais eficientes do país. Investiu em equipamento, investiu em tecnologia de ponta, investiu em formação, investiu em novas e modernas técnicas de gestão, e apostou sempre na reconversão e no aproveitamento das suas pessoas, puxando pelo melhor que cada um dos trabalhadores transportava consigo, evitando ao máximo a opção despedimento. É, por tudo isso, e naturalmente pela sua reconhecida capacidade técnica e financeira, um parceiro em quem confiamos e ao qual agradecemos a sua presença em Angola, assim como o bom contributo que tem dado para que o Porto de Luanda seja cada vez mais respeitado pelos seus pares e pelos clientes que dele precisam diariamente”, sublinhou o mesmo responsável.
Ricardo Viegas d’Abreu disse ainda que “o que aqui hoje vimos e ouvimos reforça a nossa convicção de termos feito a escolha certa e de estarmos perante um verdadeiro parceiro, que entende o valor e a importância do sector privado para o desenvolvimento da economia, para a criação de riqueza, e para o desenvolvimento económico e social dos países em que está presente. Um parceiro que conhece bem a infra-estrutura que opera e o valor da mesma para a nossa economia. Um parceiro que sabe muito bem que se tivermos melhores infra-estruturas, teremos mais capacidade para prestar melhores serviços e para melhorar a eficiência dos transportes e da logística a nível nacional, beneficiando com isso a economia doméstica e a regional”.
No evento de apresentação esteve igualmente presente o CEO da DP WORLD para a África Subsaarina, Mohamed Akoojee, que reiterou o interesse e o compromisso do Grupo com Angola e com a operação que gerem no Terminal Multiusos – “um mercado que se tem mostrado não só promissor como confiável e passível de alavancar novos investimentos”.