O deputado independente David Mendes anunciou, no programa de debate da TV Zimbo, que vai afastar-se da bancada parlamentar da UNITA. O deputado disse que vai formalizar a sua intenção na terça-feira.
David Mendes justificou que a sua posição decorre do facto de o presidente da UNI-TA, Adalberto Costa Júnior, ter minimizado as ameaças de morte contra si proferidas por um grupo de manifestantes apoiados pelo maior partido da oposição, na sequência dos comentários que fez relativamente ao posicionamento da formação partidária sobre o assunto.
O deputado considerou na altura que “a UNITA cometeu um erro estratégico” ao colar-se aos manifestantes, que saíram à rua no passado dia 24 (sábado) de Outubro, tendo protagonizado cenas de vandalismo e destruição de bens públicos e privados.
David Mendes considerou ainda, ontem no programa de debate da TVZimbo, que a sua saída da bancada parlamentar da UNITA é o corolário de uma série de divergências de pontos de vista que se foram avolumando desde que Adalberto da Costa Júnior assumiu o cargo de presidente do “galo negro”. Como exemplo relatou a sua discordância em relação à intenção do actual líder da UNITA querer censurar a intervenção dos deputados da bancada no parlamento, solicitando que todos apresentassem previamente por escrito as suas intervenções, o que – afirmou – sempre recusou terminantemente.