A Zona Franca da Barra do Dande (SDBD) deu, esta semana, um passo decisivo para a industrialização de Angola com o lançamento oficial do Parque Industrial e Logístico n.º 1 – DANDE PARK 1, durante o Angola Hub Transporte e Logística Summit 2025, que decorre em Luanda.
Com uma área de 425 hectares e infra-estruturas modernas integradas à rede portuária, rodoviária e ferroviária nacional, o DANDE PARK 1 posiciona-se como o primeiro grande pólo industrial da região, preparado para atrair investimentos estruturantes nos sectores da agroindústria, petroquímica, montagem e manufactura, entre outros.
O momento foi igualmente marcado pela assinatura do Contrato de Investimento e do Contrato-Promessa de Transmissão de Direitos de Superfície entre a SDBD e a empresa QUIMERA LOGISTICS, que consolida uma parceria estratégica para o desenvolvimento da Plataforma Logística da Barra do Dande.
Segundo os termos do acordo, estão previstos investimentos no valor de 240 milhões de dólares, com impacto directo na criação de 1.700 novos empregos qualificados e não qualificados, em áreas ligadas à produção industrial, armazenagem, transporte e serviços de apoio logístico.
Com este projecto, Angola dá um passo firme na criação de uma plataforma logística integrada e competitiva, capaz de impulsionar o comércio interno e externo, reduzir custos de operação e acelerar o escoamento da produção nacional, com particular incidência nas zonas agrícolas e industriais do interior.
O DANDE PARK 1 surge, assim, como um elemento central na estratégia de diversificação económica e transformação produtiva do país, alinhado com os objectivos de atracção de investimento privado, geração de emprego e aumento da competitividade regional.