A República do Congo deu início a construção de uma refinaria de petróleo avaliada em 600 milhões de dólares perto da cidade portuária de Pointe-Noire.
Trata-se de uma iniciativa que visa aumentar a capacidade de refino interna e compensar a escassez de combustível observada naquele país. O projecto, segundo apurou o POC Notícias, representa um momento importante para o sector de hidrocarbonetos daquele país.
De acordo com o ministro congolês dos hidrocarbonetos, a refinaria produzirá gasolina, jet fuel, GLP, diesel, lubrificantes, betume, querosene e outros produtos. Espera-se que a Refinaria denominada Petroquímica Atlântica com capacidade de 2,5 mtpa diversifique as exportações de petróleo. A unidade compreende um total de 240 hectares e gerará cerca de 5.000 postos de trabalho directos e indirectos.
A refinaria será construída em 2 fases, sendo que a 1ª fase visa incorporar o projecto de engenharia e compras, bem como a construção, comissionamento e o start-up das unidades nucleares de refino, estando prevista uma capacidade inicial mínima de 65 KBPD. A 1ª fase se concentra no atendimento da demanda doméstica e é projetada para operar totalmente com petróleo leve do tipo Djeno light.
A 2ª fase terá início no 4º trimestre de 2022, está definida para incorporar unidades adicionais com capacidade de conversão total, que visa maximizar a capacidade operacional da refinaria até 110.000 bpd.
POC Notícias: Ana Atalmira
Fonte: Petroangola