O Grupo Banco Africano de Desenvolvimento aprovou o financiamento de 9,51 milhões de euros às Comores para a implementação do Projecto de Apoio à Digitalização da Economia Comoriana. Com um custo total de 22,53 milhões de euros, o financiamento do Banco é constituído por 4,02 milhões de euros fornecidos pelo Fundo Africano de Desenvolvimento, a agência de empréstimos concessionais do Banco, e por mais 5,49 milhões de euros fornecidos pelo seu Instrumento de Apoio à Transição.
O projecto irá melhorar a governação, a qualidade, a acessibilidade e os preços dos serviços públicos relevantes oferecidos aos utilizadores. Criará uma administração digital através da construção e operacionalização de um novo centro de dados e melhorias no centro de dados secundário existente, bem como de uma incubadora. A intenção é recrutar um operador privado para a operação, comercialização, manutenção e expansão dos centros de dados como parte de uma parceria público-privada (PPP) para mobilizar competências privadas e financiamento adicional ao longo do tempo para aliviar as despesas públicas.
O projecto inclui igualmente a criação de uma plataforma de administração digital abrangente, o desenvolvimento de serviços electrónicos e um sistema de pagamento público digital, e uma plataforma de interoperabilidade e de intercâmbio de dados. A Incubadora melhora as condições para a inovação digital e o empreendedorismo.
Naturalmente, a digitalização assenta na disponibilidade de dados e é fundamental que estes dados sejam devidamente protegidos. Para o efeito, o projeto prevê fundos para criar e operacionalizar uma Autoridade Nacional para a Proteção dos Dados Pessoais e o Acesso à Informação. O projecto melhorará a formação digital local oferecida através do financiamento da Universidade das Comores.
A conclusão do projecto deverá garantir a emergência de uma gama abrangente e coerente de serviços digitais capazes de responder às necessidades da população e deixar as Comores ainda mais aptas para competir e operar no mundo digital.