POC NOTÍCIAS: Pedro José Mbinza | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
“A conclusão resulta de um estudo realizado de 14 a 24 de Fevereiro deste ano pela Superbrands, realizado em Luanda. 1015 entrevistas foram válidas com com margem de erro de 3,1% para um intervalo e confiança de 95%”.
A Superbrands Angola apresentou nesta terça-feira, em Luanda, em conferência de imprensa, os resultados de um estudo ao consumidor desenvolvido pela Keyresearch, consultora internacional especializada em Market Intelligence.
Dentre as 20 mais referenciadas pelos consumidores, destacam-se quatro marcas angolanas, nomeadamente Água Pura, Cuca, Tio Lucas e Dona Xepa, entre uma série de outras marcas multinacionais.
Cerca de 75% das marcas referenciadas no Top se distribuem essencialmente por três principais sectores de actividade: bebidas automóvel e tecnologia.
O objectivo principal do estudo consiste em perceber a forma como cada um dos consumidores encara as marcas que lhe são mais relevantes, bem como as que se encontram no seu top of mind, independente da razão que as torna relevantes.
O Estudo aborda um painel de consumidores representativos da demografia da população angolana, pedindo que sejam indicadas, de forma espontânea, três marcas por cada uma das diferentes dimensões em avaliação: notoriedade, identificação com a marca, satisfação de necessidades, unicidade e confiança.
Não se verificou grande variação por faixas etárias, quer nas marcas, quer nos sectores mencionados, o que demonstra alguma normalização do mercado, um factor diferente da generalidade dos mercados analisados pela Superbrands.
O modelo de avaliação permite perceber que o motivo que torna as marcas relevantes pode variar significativamente, quer pela dimensão em análise, quer em termos geracionais.
Aquando da avaliação por marca, é possível aferir diferenças significativas. Por exemplo, uma marca que na análise agregada tenha um lugar cimeiro, não significa que tenha necessariamente destaque em todas as dimensões.
Por outro lado, o facto de numa análise integrada a marca poder não enquadrar os lugares cimeiros, por exemplo, Momo ou Tio
Lucas, que não integram a listagem de top 20, não invalida que estejam entre as marcas mais destacadas, quando analisadas nas dimensões reconhecimento ou satisfação de necessidade.
O Senior Partner da Superbrands, Pedro Diogo Vaz, considera que esta variação poderá estar intimamente ligada com a presença da marca na vida das pessoas e na visão que cada vez mais os negócios terão de ter para construir uma marca e a relação com o consumidor, não basta apenas vender ou ter sucesso comercial, é preciso entrar na sua cabeça e no coração das populações, para que se estabeleça uma relação duradoura.
A Superbrands é uma organização internacional independente que se dedica à identificação e promoção de marcas de excelência em 89 países. Os critérios de selecção são similares entre países, sendo objectivo do programa identificar as marcas que, em cada mercado, estão a actuar acima e para lá das concorrentes na sua área de atuação.
Em Angola, a organização tem distinguido as Marcas presentes no mercado, com base num estudo junto do Consumidor em pesquisas presenciais em 18 pontos amostrais da província de Luanda e na opinião do Conselho das Superbrands.