O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) e a Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI) formalizaram, na manhã desta quarta-feira, um memorando de entendimento que visa reforçar a segurança pública e combater a criminalidade nos transportes colectivos em Angola.
POC NOTÍCIAS | ANA ATALMIRA | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
O acordo prevê a integração de dados entre os sistemas informáticos da ENBI e do CISP, permitindo um monitoramento mais eficaz da frota de autocarros, táxis azul e branco e demais veículos aderentes ao Sistema Nacional de Bilhética Integrada (SNBI). Entre as medidas destaca-se a instalação de câmaras de vigilância para monitorização em tempo real e a implementação do Botão de Pânico, que possibilitará uma comunicação directa entre os veículos e a central do CISP, garantindo resposta imediata a incidentes.
Com este reforço tecnológico, será possível rastrear veículos, fiscalizar trajetos e identificar responsáveis por actos de vandalismo e práticas de violência nos transportes públicos. Segundo o presidente da comissão executiva da ENBI, Mário Nsingi Pedro, esta parceria representa “um avanço significativo na modernização e segurança do sector dos transportes, proporcionando maior tranquilidade aos passageiros e operadores”.
O Director-Geral do CISP, Adulcínio Isaac Sandolina Silva Lutucuta, destacou a importância da iniciativa para a estratégia nacional de segurança pública, sublinhando que a integração dos dados contribuirá para uma actuação mais célere das forças de segurança em emergências.