POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
Brasil – Luiz Inácio Lula da Silva regressou hoje à Presidência do Brasil, após 12 anos. O líder progressista foi empossado como o 39.º Presidente da República Federativa do Brasil numa cerimónia solene no Congresso Nacional, em Brasília, e regressa com os olhos postos num objectivo: “provar à elite que outra vez um metalúrgico vai consertar o país”.
A cerimónia de posse de Lula da Silva aconteceu com a presença de mais 300 mil pessoas, e ficou marcada pela ausência de Jair Bolsonaro, que se encontra nos Estados Unidos da América.
Lula da Silva regressa à presidência do Brasil com os olhos postos num objectivo: “provar à elite que outra vez um metalúrgico vai consertar o país”. Será uma nova oportunidade para o homem que já governou o Brasil e que quer mudar, uma vez mais, o rumo da nação, depois de ter destronado Jair Bolsonaro.
Lula da Silva nasceu em 1945, sétimo filho de um casal de agricultores. A família vivia numa casa pequena com chão de terra batida, à exceção do pai, que morava em São Paulo para tentar dar uma vida melhor aos filhos. Lula foi ter com o progenitor aos sete anos e começou a trabalhar ainda em criança.
Aos 14 anos passa a ser metalúrgico, sector que começa a desenvolver-se fortemente em São Paulo nessa época. É num acidente de trabalho que, aos 17 anos, perde o dedo mindinho da mão esquerda. Lula casou-se aos 23 anos, mas perdeu a mulher, grávida de oito meses, vítima de hepatite agravada. Antes dos 30 anos casou mais duas vezes e teve quatro filhos.