POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
Luanda – O Standard Bank, é a marca bancária mais valiosa em África, com um valor de 1,7 mil milhões de dólares, segundo o relatório ‘Africa 200’, de 2023, além de ser a mais valiosa no sector bancário, está em terceiro lugar no ranking das 200 marcas mais fortes no continente africano.
O relatório anual do Brand Finance, sobre as 200 marcas africanas mais valiosas e mais fortes, revela que o valor da marca do Standard Bank em 2023 registou um crescimento de 10% face ao ano passado, para 1,7 mil milhões de dólares, aumentando ainda mais a diferença para o segundo banco mais valioso, cujo valor da marca desceu 3%, para 1,5 mil milhões de dólares.
Segundo o documento, o sector bancário é o mais valioso em África, com um valor de marca combinado de 14,4 mil milhões de dólares, superando o segundo sector mais valioso, o das telecomunicações, em 3,4 mil milhões de dólares.
“A liderança do Standard Bank é o reflexo do trabalho desenvolvido nos últimos anos para consolidarmos a nossa presença em África, e particularmente em Angola, como instituição de referência no mercado. Trabalhamos diariamente com o objectivo de melhorar a experiência dos nossos clientes e satisfazer as suas necessidades em contínua evolução, ao mesmo tempo que procuramos impulsionar o crescimento económico sustentável e inclusivo em todo o continente”, começa por afirmar Luís Teles, CEO do Standard Bank de Angola.
O Standard Bank registou um aumento de 37% dos lucros em 2022 face ao ano anterior. A instituição bancária ambiciona tornar-se líder em finanças sustentáveis em África e desempenhar um papel activo na transição energética justa do continente africano.
Nesta área estão já a ser concretizados importantes progressos por parte do Standard Bank, com a mobilização de três mil milhões de dólares em empréstimos e obrigações de financiamento sustentável em 2022, mais do dobro do que no ano anterior.
Ao apoiar projectos de energias renováveis e de infra-estruturas, o Standard Bank espera facilitar as reformas estruturais e melhorar o aprovisionamento energético, aumentando a confiança em África e acelerando o crescimento económico, a criação de emprego e a ascensão social.
“Mais do que um Banco, o que realmente pretendemos é melhorar a vida das pessoas e assumir um papel activo no desenvolvimento do continente africano, pelo que estamos muito satisfeitos por ver a liderança do Standard Bank no ranking do sector bancário, e a posição de destaque no ranking geral”, acrescenta Luís Teles.
Segundo o relatório ‘Africa 200’, as marcas bancárias africanas registaram “uma forte recuperação pós-pandemia em termos de crescimento do valor da marca em 2023”, apesar “das condições difíceis”.
As 200 marcas mais valiosas de África apresentam um crescimento agregado do valor da marca de 6% em relação a 2022, para um valor de marca combinado de 54,4 mil milhões de dólares.
A metodologia de avaliação adoptada no estudo combina a pesquisa de mercado, a análise financeira e a avaliação da marca. A pesquisa de mercado é utilizada para avaliar a percepção da marca pelos consumidores e outros stakeholders, mediante pesquisas de opinião, entrevistas e análise dos órgãos de comunicação social, ao passo que a análise financeira baseia-se na avaliação das finanças das empresas, considerando indicadores como receita, lucro, fluxo de caixa, entre outros.