O Banco Nacional de Angola (BNA) reafirmou a solidez do sistema financeiro nacional, ao concluir que os bancos apresentam rácios de capitalização, qualidade de activos e rendibilidade acima dos mínimos regulamentares. A avaliação consta do comunicado da 52.ª reunião do Comité de Estabilidade Financeira (CEF), realizada a 22 de Setembro de 2025.
De acordo com o documento, o CEF decidiu manter a Reserva de Conservação de Capital em 2,50%, bem como a Reserva destinada às Instituições de Importância Sistémica Doméstica (D-SIBs) entre 1% e 2%, ao mesmo tempo que fixou em 0% a Reserva Contracíclica de Capital, aplicável a todas as instituições bancárias.
Os dados referentes ao segundo trimestre de 2025 revelam que a banca angolana registou um crescimento consistente da carteira de crédito à economia, ao mesmo tempo que demonstrou melhoria na qualidade dos activos, sustentada pelo reforço dos mecanismos de mitigação do risco de crédito e pela redução do rácio de incumprimento, ainda que em níveis elevados. O sector registou igualmente um aumento do resultado líquido, confirmando a capacidade de resistência das instituições financeiras.
Apesar do cenário positivo, o BNA alerta para o ambiente internacional de elevada incerteza e recomenda que os bancos mantenham políticas prudentes de gestão de capital e liquidez, de forma a garantir a estabilidade do sistema e mitigar riscos financeiros e não financeiros.
@pocnoticias