POC NOTÍCIAS | Ângelo dos Santos | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
Luanda – O Banco Nacional de Angola determinou o encerramento do banco Prestígio, por alegada violação de requisitos exigidos para o seu normal funcionamento.
Segundo um comunicado publicado hoje, no website do BNA, o banco Prestígio tem violado alguns requisitos, nomeadamente a manutenção dos fundos próprios regulamentares e rácios de fundos próprios abaixo do mínimo legal e ineficácia na implementação das medidas de intervenção correctiva, determinadas pelo Banco Nacional de Angola, a indisponibilidade accionista e a inexistência de soluções credíveis para a recapitalização do banco.
O mesmo documento, publicado nesta Sexta-feira, 30 de Setembro, refere-se que com a decisão de “revogação” da licença do banco Prestígio, ficam salvaguardados os interesses dos depositantes, no âmbito do sistema de garantia de depósitos.
O órgão regulador do mercado bancário angolano decidiu levantar a suspensão de participação no mercado cambial imposta ao Finibanco Angola, uma vez que foram cumpridas na “generalidade” as orientações do Banco Nacional de Angola relativas às políticas e aos procedimentos de verificação e controlo das operações cambiais.
O BNA determinou também a aplicação de medidas de intervenção correctiva ao banco de Comércio e Indústria, por insuficiência de fundos próprios regulamentares e rácio de fundos próprios abaixo do mínimo regulamentar, de que resulta a obrigação de apresentar ao Banco Nacional de Angola, em 30 dias, um plano de recapitalização e reestruturação.