Em entrevista ao POC NOTÍCIAS, o Presidente da Comissão Executiva da BFA Capital Markets, Odair Costa, revelou que a instituição está a preparar-se para oferecer aos investidores angolanos novas alternativas de investimento fora do país, alargando as possibilidades de aplicação e rentabilidade das suas poupanças.
POC NOTÍCIAS | Teresa Fançony | Almiro Luís | geral@pocnoticias.ao | Foto: POC
À margem da 2.ª Conferência BFA Capital Markets, que decorre hoje, segunda-feira, em Luanda, sob o tema “Mercado de Capitais em Angola: Evolução, Desafios e Oportunidades”, Odair Costa afirmou que o grande objectivo é criar novas oportunidades de investimento e diversificação, aproximando Angola dos principais mercados financeiros internacionais.
“Os nossos clientes têm solicitado alternativas de investimento no mercado internacional. Já temos parceiros que nos permitem dar acesso a esses produtos. O grande desafio é o cambial, mas vamos avançar por fases”
De acordo com o responsável, numa primeira fase, a BFA Capital Markets irá disponibilizar produtos financeiros internacionais, como acções, obrigações e outros activos, para clientes que já possuam divisas estrangeiras, nomeadamente dólares ou euros.
No médio prazo, e mediante a estabilização do mercado cambial, a corretora pretende abrir o acesso a investidores em kwanzas, criando instrumentos nacionais com exposição ao desempenho de activos globais.
“Queremos ser a primeira corretora a resolver este desafio. Quem conseguir abrir esta porta terá uma vantagem estratégica importante no mercado angolano”, sublinhou Odair Costa, ao POC NOTÍCIAS.
O líder da BFA Capital Markets referiu ainda que a instituição quer consolidar-se como referência em inovação e excelência de serviço, apostando em novos produtos financeiros, plataformas digitais e soluções de financiamento adaptadas ao perfil do investidor angolano.
Com apenas três anos de actividade, a BFA Capital Markets destaca-se como um dos principais motores da modernização do mercado de capitais nacional, reforçando o compromisso com os pilares de inovação, sustentabilidade e futuro.
@pocnoticias