Numa Assembleia Geral Extraordinária, os accionistas do Banco Angolano de Investimentos S.A. aprovaram a alteração dos Estatutos da Sociedade, para efeitos da preparação da sua qualificação como Sociedade Aberta.
Segundo uma nota de imprensa que o POC Notícias teve acesso, o BAI informa que, em Assembleia Geral Extraordinária, os accionistas aprovaram a alteração dos Estatutos da Sociedade, para efeitos da preparação da sua qualificação como Sociedade Aberta.
O comunicado refere que com esta alteração, o BAI assumirá o estatuto de Sociedade Aberta e passará a ter de cumprir determinados requisitos, nomeadamente uma adaptação dos sistemas e processos, uma maior exigência na divulgação de informação financeira, atempada e transparente.
Na nota, o presidente da comissão executiva do BAI, Luís Lélis, refere que “este vai ser um processo longo, mas sustentado e transparente, prevendo-se que a efetivação da Oferta Pública de Venda se verifique em meados de 2022”.
Mário Barber, Vice-Presidente do Conselho de Administração, citado no documento, expressou no final da reunião magna do BAI que “este é o caminho expectável para uma instituição em franco crescimento”.
Recorde-se que em Março deste ano, Luís Lelis alertou também aos potenciais investidores a terem cautela, aconselhando assim a estudar profundamente a base, o contexto e a estrutura da entidade emitente, assim como os modelos de governação, e os riscos que podem advir neste tipo de investimentos. “Quando se for investir em ações, o básico que se pode fazer é diversificar a carteira por áreas, nomeadamente: transporte, agricultura, sistema financeiro, indústria e outros, para que se possa mitigar o risco, ou seja, se correr mal num sector, no outro pode correr bem”, disse o gestor.
Criado a 14 de Novembro de 1996, o BAI é hoje um banco dinâmico que trabalha com as mais modernas tecnologias e oferece ao mercado soluções inovadoras destinadas a apoiar as PME (Pequenas e Médias Empresas).
POC Notícias: Domingos Barros