O BAI informou recentemente que foi estabelecido um acordo de princípio para a alienação de 72,6% e de 51% das suas participações sociais na Griner Engenharia e da Novinvest.
As referidas alienações serão efectuadas através de uma operação de venda das acções aos quadros de gestão da sociedade Griner Engenharia S.A., pelo montante global de 10 mil milhões de kwanzas.
A Griner Engenharia S.A. é uma sociedade angolana de engenharia e construção de edifícios e infraestruturas, com actividade em 4 países africanos, onde o Grupo BAI detinha uma participação de 82,6% e passará a deter 10% da sociedade.
A Novinvest S.A. é uma sociedade participada em 49% pela Griner Engenharia S.A. e em 51% pelo Grupo BAI, para o desenvolvimento e gestão de participações, e de actividades complementares da cadeia de valor da construção como a indústria de materiais de construção, concessões, serviços especializados e imobiliário.
Estas operações inserem-se na estratégia de separação das actividades financeiras e não financeiras do Grupo BAI, permitindo, simultaneamente, a criação e desenvolvimento de grupos não financeiros angolanos que contribuam para o crescimento do país.
Redação POC Notícias