O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Sidi Ould Tah, recebeu esta segunda-feira a directora executiva do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), Diene Keita, na primeira visita oficial desta ao Banco desde a sua nomeação, em Agosto.
No encontro, realizado na sede do BAD em Abidjan, as duas instituições reafirmaram a importância de aprofundar parcerias estratégicas e de mobilizar recursos para investir em áreas críticas do desenvolvimento africano, com destaque para a juventude, a saúde familiar, a educação e o emprego.
O presidente Ould Tah, que assumiu funções a 1 de Setembro, recordou que a cooperação entre o Banco e o UNFPA remonta a 1988, tendo sido formalizada em 1992 através de um Memorando de Entendimento. Desde então, têm sido desenvolvidos vários projectos conjuntos, entre os quais o programa “2 Hours for Life”, implementado no Benim, Togo e Costa do Marfim, que recorre ao uso de drones para reduzir atrasos nos cuidados obstétricos de emergência.
A parceria entra agora numa nova fase. Ould Tah anunciou que uma equipa conjunta do BAD e do UNFPA irá elaborar um novo documento-quadro, destinado a identificar projectos-piloto, provavelmente a iniciar na Costa do Marfim, país anfitrião da sede do Banco.
“Hoje, temos a oportunidade de mudar o paradigma e de transformar esta cooperação num núcleo para uma parceria alargada com outros actores envolvidos em matérias como a juventude, a saúde materna e infantil e o empoderamento das mulheres”, afirmou o presidente do BAD.
Por sua vez, Diene Keita, nomeada subsecretária-geral das Nações Unidas e directora executiva do UNFPA a 29 de Agosto de 2025 pelo Secretário-Geral António Guterres, destacou a necessidade de mobilizar financiamento internacional para enfrentar desafios como a resiliência climática, a paz e segurança e a crise do multilateralismo.
A responsável sublinhou ainda que “é imperativo trabalhar em conjunto para garantir que a saúde materna, a juventude e as questões de género sejam tratadas de forma integrada”.
A reunião marcou um passo simbólico na nova liderança do Banco Africano de Desenvolvimento, cujas quatro prioridades iniciais incluem acelerar soluções concretas através de parcerias estratégicas.