O Banco Africano de Desenvolvimento aprovou um mecanismo de Acordo de Participação em Risco Não Financiado para Financiamento do Comércio (RPA) de 50 milhões de dólares entre o Banco Africano de Desenvolvimento e o Standard Chartered Bank.
O acordo assinado recentemente, serve para impulsionar o comércio intra-africano, promova a integração regional e contribua para a redução do défice de financiamento do comércio em África, em linha com as aspirações de implementação da Área de Comércio Livre Continental Africano (AfCFTA).
Segundo apurou o POC Notícias, as partes envolvidas irão partilhar o risco de incumprimento numa carteira de transacções comerciais elegíveis originadas por Bancos Emissores Africanos e indemnizadas pelo Standard Chartered Bank.
Por outro lado, ficou acordado que os beneficiários deste mecanismo são bancos emissores em África, cuja capacidade de aumentar os seus negócios de financiamento comercial foi restringida por linhas de confirmação comercial inadequadas de bancos internacionais, bem como pequenas e médias empresas (PMEs) e empresas nacionais que dependem desses bancos emissores para cumprir os seus compromissos de financiamento do comércio.
Segundo o diretor de Desenvolvimento do Sector Financeiro do Banco, Stefan Nalletamby, “Estamos entusiasmados com a finalização deste mecanismo com o Standard Chartered Bank, pois ele nos oferece a flexibilidade de usar a nossa forte capacidade de assunção de risco com classificação AAA para aumentar o acesso ao financiamento do comércio e impulsionar o comércio intra/extra-africano no continente, em apoio ao AfCFTA. Espera-se que essa parceria catalise mais de 600 milhões de dólares em transações financeiras de comércio em vários sectores, como agricultura, manufatura e energia, nos próximos três anos”.
“Ficou acordado que os beneficiários deste mecanismo são bancos emissores em África, cuja capacidade de aumentar os seus negócios de financiamento comercial foi restringida por linhas de confirmação comercial inadequadas de bancos internacionais, bem como pequenas e médias empresas (PMEs) e empresas nacionais que dependem desses bancos emissores para cumprir os seus compromissos de financiamento do comércio”
O mecanismo do Acordo de Participação de Risco está alinhado com os 5 objectivos de alta prioridade do Banco Africano de Desenvolvimento: (i) Iluminar e fornecer energia à África; (ii) Feed Africa; (iii) Industrializar a África; (iv) Integrar a África; e (v) Melhorar a qualidade de vida do povo da África.
O Standard Chartered Bank é um grupo bancário internacional líder constituído na Inglaterra e no País de Gales com responsabilidade limitada e listado nas bolsas de valores de Londres, Hong Kong e Mumbai. O grupo está sediado em Londres e estrategicamente focado na Ásia, África e Oriente Médio. O Standard Chartered Bank tem uma herança enraizada de mais de 160 anos em África e é reconhecido como um provedor líder de financiamento comercial no continente, com 15 subsidiárias e mais de 200 relacionamentos de bancos correspondentes. Seus ratings de longo prazo são A1 (Moody’s), A + (Fitch) e A (S&P).
POC Notícias: Domingos Barros