POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
Malanje – A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, a Azule Energy e os parceiros do Bloco 18 (Sonangol e Sinopec) inauguraram recentemente, em Malanje, o renovado Lar para Idosos da Maxinde.
A reconstrução desta infra-estrutura, da responsabilidade da ONG RISE e com fiscalização da empresa Incatema, iniciou-se em 2021 e foi entregue no dia 31 de Maio do ano em curso, aos seus utilizadores directos, com a presença dos responsáveis do Governo Provincial, da ANPG e da Azule Energy.
Reconstruído para melhorar o acolhimento dos seus utentes, o Lar para Idosos da Maxinde conta com 21 quartos com capacidade para acomodar 40 idosos, área administrativa, áreas comuns e de serviço incluindo um jango, enfermaria, farmácia, café, sala de estar e espaços verdes.
“O custo total da obra, suportado pela ANPG, Azule Energy e parceiros do Bloco 18, ascendeu a um milhão e cem mil dólares”
O Administrador Executivo Gerson Santos, em representação do Presidente do Conselho de Administração da ANPG, Paulino Jerónimo, mostrou-se visivelmente satisfeito com a conclusão e a entrega desta obra, por se destinar a uma camada da população nem sempre apoiada e deveras carenciada.
“Quando, há dois anos, a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis recebeu para aprovação a proposta de reabilitação do Lar de Idosos da Maxinde, no âmbito dos financiamentos de Responsabilidade Social do Bloco 18, não pensámos duas vezes. E temos finalmente, o prazer de testemunhar um novo começo na história da província de Malanje, com a reconstrução do emblemático Lar de Idosos, aqui no bairro da Maxinde, inteiramente custeada pelo Bónus do Bloco 18/BV, que é constituído pela ANPG, pela Azule Energy, pela Sonangol e pela Sinopec, num investimento de 1 milhão de dólares” enfatizou Gerson Santos.
O mesmo responsável fez questão de salientar ainda que se “trata de mais um contributo do sector petrolífero, em alinhamento com o Executivo angolano e com os seus parceiros, com vista à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e das suas comunidades, e que neste caso em particular inclui também o financiamento já em curso para a preservação da biodiversidade local, designadamente ao nível da protecção da Palanca Negra Gigante, espécie rara no mundo”.
Por seu lado, Hélder Silva, Director de Assuntos Governamentais e Relações Externas da Azule Energy salienta que a empresa se “orgulha de apoiar através desta iniciativa os esforços do Governo de Angola para melhorar as condições de vida das populações angolanas, designadamente das comunidades mais vulneráveis, por ter com Angola uma relação de compromisso e de longo prazo, assim como com o seu desenvolvimento global”.
Hélder Silva sublinha também que a “Azule Energy, empresa comprometida com o apoio ao desenvolvimento sustentável de Angola, manter-se-á a trabalhar em estreita colaboração com os seus parceiros para impulsionar o desenvolvimento positivo e sustentável do país”.