POC MOTÍCIAS | CARDOSO ALFREDO | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
Luanda – Os canais de televisão angolana passarão a ser emitidos em sinal aberto, fruto da entrada em funcionamento do Angosat-2, assegurou sexta-feira (27), em Luanda, o ministro da Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Augusto Oliveira.
Ao discursar durante o acto de inauguração do Centro de Controlo e Missão de Satélites, o governante apontou o Programa de Migração Digital para a Televisão Digital Terrestre como um dos principais beneficiários dos serviços do Angosat-2.
Segundo o ministro, este passo constituirá uma mudança total do paradigma da forma como se faz televisão actualmente em Angola, com a oferta de canais de televisão em sinal aberto com a qualidade requerida.
A par disso, avançou, o Angosat-2 traz outros benefícios, como por exemplo, o sistema de alerta a catástrofes naturais, internet, entre outros serviços.
No capítulo das comunicações móveis, para os próximos cinco anos, o ministro augurou atingir a meta de aumentar a cobertura da rede 3G, passando dos actuais 73% para acima dos 90%, assim como o aumento da cobertura da rede 4G dos actuais 22% para 40%.
O alargamento da rede 5G para as principais cidades do país e a elevação do número de sinal de internet por 100 habitantes de 28% para 77% também constam das metas do sector, no presente quinquénio.
Neste período, Mário Augusto Oliveira avançou que o sector que dirige vai trabalhar para a melhoria da taxa de penetração dos serviços de telecomunicações, com vista a beneficiar todos os cidadãos com a qualidade desejada, independentemente da localização geográfica de cada um.
A partir do Centro de Controlo e Missão de Satélites, inaugurado sexta-feira, pelo Presidente da República, João Lourenço, será possível acompanhar, controlar e monitorar até três satélites, simultaneamente, pois o projecto Angosat-2 prevê o lançamento de outros satélites para diferentes finalidades.
A inauguração desta infra-estrutura, que acontece três meses depois do lançamento em órbita, com sucesso, do Angosat-2, enquadra-se na Estratégia Espacial Nacional.
O satélite Angosat-2 foi lançado no dia 12 de Outubro de 2022, no Cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão, e está em órbita na posição 23E.
O Angosat-2 é um satélite de comunicações que tem um peso total de duas toneladas, tecnologia de alta taxa de transmissão, seis transpondores na banda C, 24 na banda KU e um na banda KA, podendo disponibilizar até três gigabytes em cada ponto de alcance.
Com uma capacidade para cobrir todo continente africano e uma parte significativa da Europa, o satélite angolano tem um tempo de vida útil estimado em 15 anos.