O número de clientes que utilizam telefone fixo em Angola está cada vez mais a diminuir. Em 2016, existiam no país mais de 304 mil clientes da rede de telefonia fixa, que correspondiam a 1,11% da população.
geral@pocnoticias.ao
Foto: D.R
De 2016 para cá, o número de pessoas que utilizam telefone fixo tem vindo a cair. Até Outubro deste ano, o Instituto Angolano das Comunicações(INACOM) tinha registados 119 mil subscritores da rede de telefonia fixa, que correspondem a 0,38% da população.
Contas feitas, num espaço de seis anos, mais de 180 mil clientes, isto é, mais do que a metade dos clientes registados em 2016, abandonaram os telefones fixos.
O mercado angolano conta actualmente com quatro empresas que prestam os serviços e têm a telefonia fixa como um dos principais negócios. Os dados do INACOM mostram que, dos 119 mil clientes que continuam a utilizar telefones fixos, 42 mil são clientes da Angola Telecom, 41 mil são da TV CABO, 33 mil são da MS Telecom e cerca de mil clientes são da Startel. Entretanto, estas empresas têm vindo a reinventar-se, focando-se mais na prestação de serviços de Internet.
Fonte: Quingila Hebo / Jornalista