O operador de telecomunicações ITA – Internet Technologies Angola, acaba de anunciar o lançamento da sua ligação de fibra óptica que liga Angola à República Democrática.
Na sequência de um substancial investimento da ITA e do Grupo Paratus, esta ligação entre Angola e a RDC assinala a primeira de muitas ligações a serem lançadas na região da SADC pelo grupo.
Trata-se de uma ligação de 600 quilómetros entre Luanda e Nóqui, com capacidade até 200 gigabits por segundo, que poderá também fornecer serviços de Internet a municípios ao longo da rota, incluindo Nzeto, Tomboco e Mbanza Congo, na província do Zaire.
Segundo uma nota de imprensa que o POC Notícias teve acesso, a fibra que parte do Nóqui, para além de beneficiar as cidades do lado angolano, beneficiará também a RDC ao fornecer serviços de Internet em Kinshasa, que tem cerca de 17 milhões de habitantes.
O documento refere que a implantação de fibra faz parte da estratégia ITA / Paratus para conectar Angola com a região e concretizar a visão estratégica do grupo para estabelecer Angola como um centro de tráfego dentro da SADC.
“As ligações em fibra tem melhor custo-benefício quando comparadas a uma conexão de satélite, pois oferecem grandes capacidade de transmissão de dados com uma economia de cerca de 70%”
“Para as empresas na região da SADC, a conectividade de fibra óptica é essencial”, afirma o Diretor Geral da ITA, Francisco Pinto Leite. Por outro lado, o responsável aborda que “para além de oferecer alta velocidade e latência reduzida por meio de uma conexão de qualidade para a comunidade empresarial, as ligações em fibra tem melhor custo-benefício quando comparadas a uma conexão de satélite, pois oferecem grandes capacidade de transmissão de dados com uma economia de cerca de 70%”.
Ligações internacionais em fibras representam benefícios para Angola
Rolf Mendelsohn, CTO do grupo Paratus e CEO da ITA, considera que para a economia angolana as ligações internacionais em fibras representam inúmeros benefícios uma vez que permitirão transformar Angola num hub dentro da SADC o que viabilizará o fomento do enorme potencial comercial da região.
“O nosso investimento em Angola e na região da SADC tem ajudado a gerar oportunidades de negócio reais. A nossa estratégia de fornecer uma rede de qualidade em África, está a ser realizada por meio dos nossos investimentos em infraestruturas. O lançamento desta ligação de fibra entre Angola e a RDC demostra como estamos a pensar em grande e permitir que os nossos clientes empresariais, multinacionais e internacionais usufruam de ligações mais rápidas, fiáveis e mais acessíveis.”, considera o responsável.
O operador de telecomunicações ITA – Internet Technologies Angola, S.A., multinacional é parte do Grupo Paratus.s – rede de qualidade de África, que está investir em infraestruturas e a estabelece-se como um actor-chave na entrega de serviços de telecomunicações integrados em toda a África. O Grupo Paratus é gerido por uma equipa em seis países africanos – Angola, Botswana, Moçambique, Namíbia, África do Sul, e Zâmbia.
POC Notícias: Ana Atalmira