POC NOTÍCIAS | Fábio Domingos | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
Luanda – O delegado da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), João Falardo, disse hoje, em Luanda, durante o 5.º Encontro Angola-Portugal, que Angola é o nono destino das exportações portuguesas tendo subido uma posição em relação a 2021, sendo o 27.º fornecedor de bens a Portugal (48.º lugar em 2021).
O responsável da AICEP salientou que as Exportações para Angola aumentaram quase 51% este ano, sendo que às importações, o comércio com origem em Angola (essencialmente combustíveis minerais) aumentou 506,4%, entre Janeiro e Agosto, num total de 438 milhões de euros.
João Falardo referiu que o relacionamento bilateral entre Portugal e Angola atravessa actualmente bons momentos e deve ser acompanhado “por uma actividade comercial cada vez mais dinâmica”.
Actualmente atuam em Angola 1.300 empresas de capital português ou misto em sectores como a construção civil, o agroalimentar e agroindustrial, a banca, os seguros metalomecânicos, tecnologias de informação e comunicação, energia, saúde, transporte e logística, afirmou João Falardo.
Para o delegado da AICEP, “a política de diversificação económica do Governo angolano deve ser encarada pelas empresas portuguesas como uma fonte de oportunidades de negócio”, representando “benefícios mútuos e riqueza partilhada” para portugueses e angolanos.
Recorde-se que a CCIPA foi constituída em 1987, A CCIPA é também, ou sobretudo, um ponto de encontro entre empresários e empresas angolanas e portuguesas, de fomento de negócios e de constituição de parcerias entre pessoas e organizações que estão ligadas pela história, pela cultura, pela língua que mantém em comum, e também por laços pessoais e familiares.