POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
Angola e Estados Unidos da América estão preparados para cooperação em vários domínios, particularmente no da agricultura, afirmou quinta-feira, em Washington, o Presidente da República, João Lourenço.
__________________
O Chefe de Estado angolano falava na abertura das conversações com o homólogo norte-americano, Joe Biden, tendo manifestado abertura para parcerias estratégicas em outras áreas de interesse, como energia, transportes, exploração do espaço e outros de interesse.
Para o Presidente angolano, o envolvimento dos EUA no Corredor do Lobito e em outros projectos do ramo das telecomunicações e energia limpa são a provada materialização desse compromisso. “Essas infra-estruturas vão ajudar não só Angola, mas grande parte do continente”, frisou, sublinhando que o encontro desta quinta-feira marca o começo de uma nova página nas rações entre os EUA e África.
Em declarações à imprensa, a saída do encontro, manifestou-se satisfeito, afirmando que os níveis das relações entre os dois países estão bastantes altas e Angola e o continente africano saem a ganhar.
Recorde-se que Angola é o terceiro maior parceiro comercial dos EUA na África Subsaariana devido, tendo o petróleo com um dos principais activos dessa parceria estratégica. Além do sector petrolífero, a cooperação bilateral aumentou nos últimos anos, especialmente, na área da diplomacia comercial, o que permitiu aprovar vários projectos.