Amadou Hott, Enviado Especial do Presidente do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento, responsável pela Aliança para as Infraestruturas Verdes em África (AGIA), demitiu-se das suas funções com efeitos imediatos.
Na sua declaração de demissão, Hott afirmou que estava a demitir-se em conformidade com as regras do Banco e para evitar qualquer potencial conflito de interesses, uma vez que vai candidatar-se à presidência do Banco. “Esta decisão surge no momento em que tenciono candidatar-me à presidência do Banco Africano de Desenvolvimento, o que poderá criar um conflito com as minhas actuais funções no Banco”, afirmou Hott.
Hott, antigo Ministro da Economia, Planeamento e Cooperação do Senegal, foi nomeado Enviado Especial em Dezembro de 2022, para impulsionar a mobilização de recursos para a AGIA para apoiar a transição de África para as emissões zero através do investimento em infraestruturas verdes. Anteriormente, antes de ingressar no governo senegalês, foi Vice-Presidente para a Energia, Crescimento Verde e Alterações Climáticas no Banco Africano de Desenvolvimento.
O Presidente do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi Adesina, afirmou que “Enquanto Enviado Especial para a AGIA, Amadou Hott criou parcerias eficazes a nível mundial que ajudaram a mobilizar compromissos financeiros significativos para o AGIA. Agradeço-lhe o seu trabalho exemplar e o serviço prestado ao Banco Africano de Desenvolvimento e à AGIA”.