A Aliança Seguros fechou o seu sexto exercício, no 6.º lugar do ranking nacional das seguradoras e com uma quota de mercado acima dos 4%. No último ano a seguradora arrecadou um volume de prémios brutos emitidos de 18 mil milhões de Kwanzas, montante que representa um crescimento de 58% face ao ano anterior.
A Aliança Seguros anunciou, no dia 25 de Junho, que no exercício de 2023 registou um crescimento de 58% em 2023. Este crescimento foi, segundo a instituição, maioritariamente impulsionado pelo seguro de saúde.
No encontro realizado na manhã de terça-feira, António Henriques da Silva, Presidente da Comissão Executiva da Aliança Seguros, fez um balanço positivo dos quase sete anos de actividade da companhia, realçando que no último exercício a margem de solvência se cifrou em 194%. Este número demonstra a solidez da empresa, que fechou o ano de 2023 com uma quota de mercado superior a 4%, um resultado líquido de 1,6 mil milhões de Kwanzas, tendo o rácio de sinistralidade atingido os 45%.
“Estamos cada vez mais confiantes no mercado e no desenvolvimento da nossa actividade. Em 2023 transferimos a sede social para a Avenida Lenine e procedemos à abertura da nossa primeira agência, porque o contacto directo com o público é fundamental. O atendimento presencial faz a diferença”, disse António Henriques da Silva.
No encontro realizado com os jornalistas, na sede da instituição que dirige, António Henriques da Silva, apelou à necessidade de se promover em Angola a cultura e a necessidade da subscrição de seguros, designadamente os obrigatórios (automóvel e acidentes de trabalho), com vista à mitigação dos riscos em que incorrem os cidadãos diariamente e a aumentar a taxa de penetração dos seguros no país.
O encontro com jornalistas, no qual foram apresentados os resultados e as contas de 2023, e apresentadas as áreas técnicas da Aliança Seguros, serviu também para se abordarem assuntos relacionados com a actividade do sector, designadamente a aprovação da nova lei sobre mediação e corretagem de seguros em Angola, e a necessidade de se trabalhar em conjunto com o regulador e com a Associação de Seguros de Angola com vista ao aumento da contratação dos seguros obrigatórios, nomeadamente o automóvel e o de acidentes de trabalho.
A Aliança Seguros foi fundada em 2017, tem sede em Luanda e emprega cerca de 50 trabalhadores directos. Aposta em relações duradoras com os seus clientes, ancoradas no compromisso, na transparência e no rigor dos resultados que entrega ao mercado. A inovação dos produtos e serviços que integram o seu portfólio é uma das prioridades da Aliança Seguros, assim como a qualidade e a estabilidade do dia a dia dos seus trabalhadores e de todos os seus clientes.
Em 2023 procedeu à mudança de instalações e de sede, estando agora a funcionar no Edifício Millenium, no bairro do Maculusso, onde ocupa uma área de 700 m2 distribuída por três pisos. Fruto do trabalho desenvolvido, renovou também pelo terceiro ano consecutivo o seu estatuto de Superbrand, mantendo-se como uma das marcas preferidas do consumidor angolano.