A Alemanha e o Grupo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) deram um passo decisivo para acelerar o acesso à energia e fomentar o crescimento do sector privado em África, com uma série de iniciativas conjuntas anunciadas na última semana.
A colaboração, revelada durante uma reunião de alto nível em Abidjan, inclui um fortalecimento da “Missão 300”, uma ambiciosa iniciativa que visa garantir electricidade a 300 milhões de africanos até 2030, além de um aumento significativo no financiamento de programas de empreendedorismo juvenil.
Como maior contribuinte para a 16ª reconstituição do Fundo Africano de Desenvolvimento, a janela concessional do Grupo Banco, e acionista principal, a Alemanha reafirma seu compromisso como parceiro estratégico da África na busca por um desenvolvimento sustentável.
O apoio reforçado a programas de energia, com foco nos Compactos Nacionais de Energia nos países membros, será uma das principais áreas de colaboração. Além disso, a parceria vai impulsionar investimentos em energias renováveis e apoiar programas de integração energética regional, essenciais para a infraestrutura energética africana.
Marie-Laure Akin-Olugbade, Vice-Presidente Sénior do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento, destacou a importância dessa aliança estratégica: “O Banco Africano de Desenvolvimento valoriza esta forte demonstração de empenho na criação de parcerias estratégicas e agradece à Alemanha pelo apoio constante. Juntos, continuamos a construir as bases para um futuro mais inclusivo e próspero para a África.”
O evento reuniu mais de 90 autoridades do Banco Africano de Desenvolvimento, do Ministério Federal Alemão da Cooperação Económica e do Desenvolvimento (BMZ), da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e do Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW), demonstrando a força dessa parceria.