POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Ana Atalmira | Foto: DR
O Banco Africano de Desenvolvimento e o KfW (link is external), em nome do Ministério Federal Alemão para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (BMZ), anunciaram recentemente a reposição do Fundo Especial do NEPAD – Mecanismo de Preparação de Projectos de Infraestruturas (NEPAD-IPPF), que visa impulsionar as infraestruturas regionais em África.
O valor de 10 milhões de euros para reconstituir o Fundo Especial vai ser disponibilizado pelo Governo alemão, após ter assinado um acordo em Berlim por Helmut Gauges, diretor da Cooperação Financeira na África Subsariana em nome do KfW, e pela Vice-Presidente e diretora Financeira do Banco Africano de Desenvolvimento, Hassatou N’Sele.
O apoio da Alemanha reforçará os esforços do NEPAD-IPPF em áreas prioritárias como as infraestruturas ecológicas e inteligentes do ponto de vista climático, um maior enfoque no segundo Plano de Acção Prioritário do Programa para o Desenvolvimento de Infraestruturas em África para o período 2021-2030 (PIDA-PAP 2) e o apoio à transformação de África no âmbito da Zona de Comércio Livre Continental Africana, impulsionando o comércio intra e extra-africano.
“A parceria visa apoiar o desenvolvimento de infraestruturas com enfoque em áreas como as alterações climáticas, o género, a Agenda 2063 e um maior enfoque na obtenção dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável”, afirmou o diretor do KfW, Christoph Tiskens.
O responsável referiu que são necessários mais recursos, dadas as crescentes exigências que estão a ser feitas ao Fundo. “O KfW, em nome do Governo alemão, é um parceiro fundamental do Banco Africano de Desenvolvimento e continuaremos a apoiar os mecanismos que desempenham um papel fundamental no crescimento económico e na redução da pobreza”, afirmou.
“À medida que as economias africanas enfrentam novos desafios face a crises globais que se sobrepõem, o apoio de parceiros como a Alemanha permitirá ao Banco Africano de Desenvolvimento cumprir a sua importante missão de desenvolvimento”, observou N’Sele. “Com o reaprovisionamento do Fundo Especial do NEPAD-IPPF, estamos determinados a apoiar ainda mais os nossos clientes, ajudando-os a realizar o seu potencial económico através do aumento dos investimentos em infraestruturas, contribuindo para o crescimento verde, a inclusão e a criação de emprego”, afirmou.
O diretor de Infraestruturas e Desenvolvimento Urbano do Banco Africano de Desenvolvimento, Mike Salawou, salientou as enormes necessidades do continente em termos de infraestruturas.
“A nova contribuição da Alemanha é uma indicação de confiança na liderança do AfDB no desenvolvimento e financiamento de infraestruturas e o reconhecimento de que o Fundo Especial do NEPAD-IPPF está a desempenhar um papel catalisador no desenvolvimento de infraestruturas em África. Por conseguinte, é conveniente reforçar ainda mais o Fundo com os recursos necessários para que possa cumprir os seus objectivos e o seu mandato de preparar projectos financiáveis para atrair o financiamento dos sectores público e privado”
O Mecanismo de Preparação de Projectos de Infraestruturas da Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD-IPPF), um Fundo Especial de vários doadores, acolhido pelo Banco Africano de Desenvolvimento, é um dos principais mecanismos de preparação de projectos em África, que desempenha um papel catalisador na prestação de assistência técnica e financeira para a preparação de projectos e programas de infraestruturas regionais.