A Associação Kamba Solidário, AKS, instituição particular de solidariedade social, sem fins lucrativos, realizou ontem (20.12.20), em Luanda o Natal Solidário, no Bairro Ngangula, Município de Viana, onde mais de 70 famílias, crianças e jovens beneficiaram do “Cabaz Solidário”.
Durante o evento, os membros da associação fizeram entrega de roupas, livros, calçados e brinquedos para cerca de 20 crianças e os encarregados de educação receberam o “Cabaz Solidário”, que segundo o Presidente da AKS, Jorge Salvador já vai permitir que essas famílias tenham o que comer neste natal.
“O cabaz solidário é composto por leite, arroz, feijão, bolachas, água, óleo vegetal, massa, fuba de milho, trigo e açúcar. Reconhecemos que não é muito, mas estamos satisfeitos porque mais de 70 famílias terão o que comer neste natal”, afirma satisfeito Jorge Salvador.
O responsável acrescenta que as crianças também terão motivos para sorrir porque também beneficiaram de brinquedos, calçados, roupas e outros bens que só foi possível conseguir graças aos colaboradores e toda equipa que esteve envolvida neste trabalho social.
O Soba da comunidade, João Baptista, agradeceu o gesto dos Kambas e pediu que voltassem mais vezes, pois a comunidade tem famílias que vivem em extrema pobreza e uma boa parte dos chefes de família são desempregados.
Com oito anos de existência e a realizar actividades de Janeiro a Dezembro, a AKS registou pela primeira vez uma redução nas suas actividades em 70%. “Foi um ano terrível, a pandemia da Covid-19 forçou-nos a adiar cerca de 3 recolhas de donativos que seriam realizadas durante seis meses, registamos uma redução no número de toneladas de bens arrecadados em recolhas de donativos, adiamos cerca de 12 actividades que podiam acontecer em diversos sectores, deixamos de viajar pelo país e das poucas actividades realizadas como esta que aconteceu agora, o custo foi muito alto se compararmos com as outras realizadas até final de 2019”, afirma Jorge Salvador.
Mas, o Presidente da Associação Kamba Solidário acredita em dias melhores e que tudo poderá voltar ao normal e mostra o desejo de muito em breve a Associação que dirige regressar a apoiar os centros de acolhimento e famílias que se encontram nas outras províncias por estes serem os que poucos recebem apoio.
No próximo ano, aos 25 de Janeiro a AKS completará 9 anos de existência e para comemorar esta data, os kambas já projectam o início do ano solidário com a realização da Sopa Solidária num dos centros de acolhimento em Luanda.
Associação Kamba Solidário, A.K.S, é uma instituição particular de solidariedade social sem fins lucrativos constituída por grupo de jovens com intuito de promoverem acções de carácter solidário, mediante entregas de bens de primeira necessidade, meios de sustentabilidade e realização de eventos afins para benefício das populações carentes.
Associação Kamba Solidário, A.K.S, possui uma carteira diversificada de projectos a implementar ao longo do ano com destaque nos Projecto Conhecer; Projecto Alimentar; Projecto EducArte; Projecto Kuelela; Projecto Natal Solidário; Projecto Saúde Sorriso; Relâmpago e o Portal do Voluntário.
A Associação Kamba Solidário já realizou ao longo dos 8 anos de existência diversas entregas de donativos e meios de sustentabilidade com destaque nos Centros de Acolhimento de Crianças Arnaldo Janssen – CACAJ, Centro de Saúde de Hidrocefalia Espinha Bífida, Centro de Apoio a Crianças Necessitadas Santa Madalena, Orfanato Mãe Grande, Casa Magone, Lar Nazaré, Centro El Betel, Centro Frei Giorgio Zullianeli (Mbanza Congo), Centro Santa Isabel, Casa do Gaiato (Benguela) e outros.