A AfricInvest Europe, filial parisiense do grupo pan-africano AfricInvest, acaba de anunciar o primeiro fecho do seu novo fundo de investimento, com uma captação inicial de 50 milhões de euros. O Fundo Franco-Africano 3 (FFA 3) é a terceira edição de uma estratégia pioneira que visa ligar pequenas e médias empresas (PMEs) francesas de elevado crescimento aos mercados africanos.
Com este novo passo, o grupo eleva para 150 milhões de euros os activos sob gestão nesta linha de actuação desde 2017, reforçando a sua posição como ponte estratégica entre Europa e África no universo do private equity.
Com acesso à vasta rede africana do grupo, presente em oito escritórios no continente e com mais de 100 profissionais, o fundo apoia empresas francesas na sua expansão africana com soluções práticas, parcerias locais e conhecimento estratégico dos mercados.
Recorde – se que, desde 2017, os fundos franco-africanos da empresa já investiram em 18 empresas, em sectores tão diversos como saúde, formação profissional, mobilidade, soluções digitais e gestão de recursos hídricos.
O novo fundo prevê 10 a 12 investimentos, com tickets entre 5 e 10 milhões de euros, podendo assumir posições maioritárias ou minoritárias, em parceria com fundadores ou outros fundos. Entre os investidores do FFA 3 estão nomes de peso como Bpifrance, Proparco e BNP Paribas, além de novos parceiros institucionais africanos e do Golfo, como fundos de pensões do Quénia e o Equitane Group, do empresário Gagan Gupta.
“A confiança dos investidores, antigos e novos, reforça a validade da nossa tese de investimento. Oferecemos uma mais-valia real às empresas, especialmente no seu crescimento em África”, afirmaram Stéphane Colin e Khaled Ben Jennet, directores executivos da AfricInvest Europe.
O grupo AfricInvest, fundado em 1994 e sediado em Túnis, é um dos mais experientes actores de private equity em África, com mais de 2,3 mil milhões de dólares captados e 230 empresas apoiadas em 38 países.
@pocnoticias / Fonte: https://launchbaseafrica.com | Foto: Paris office of Agence Française de Développement. Image: Getty Images