POC NOTÍCIAS: Ângelo dos Santos | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
O Centro Neurocirúrgico de Tratamento da Hidrocefalia passa a estar desde hoje, 21 de Julho, reforçado com equipamento diverso, com destaque para um aparelho neuro navegador craniano e autoclave para esterilização.
A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), a TotalEnergies e as associadas do Bloco 48 (Qatar Petroleum e Sonangol Pesquisa e Produção) investiram 1,4 milhões de USD nas obras, aquisição de equipamento e material hospitalar de dois centros de saúde.
Os meios de trabalho começaram a ser entregues nesta quinta-feira, 21, ao Centro Neurocirúrgico de Tratamento da Hidrocefalia, localizado no Kifica. Fruto deste investimento, o Centro Neurocirúrgico de Tratamento da Hidrocefalia encontra-se agora reforçado com equipamento diverso, com destaque para um aparelho neuro navegador craniano, autoclave para esterilização, analisador automático de bioquímica do tipo Spinreact.
Conta ainda com um neuro endoscópio, ventilador mecânico, máquina de anestesia, instrumento de microdissecação, consumíveis e anestésicos. Segundos os doadores, equipar este Centro obrigou a uma intervenção orçada em 400 mil dólares.
O presidente da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Paulino Jerónimo, manifestou-se satisfeito com a concretização desta acção social, já que o papel da Concessionária Nacional é também o de, em conjunto com as operadoras e com os parceiros dos Blocos em exploração, contribuir para a melhoria das condições de vida das populações, designadamente na área da saúde.
“Apoiar as populações envolventes é algo que muito nos honra e para o qual temos muito gosto em contribuir, já que a partilha faz parte de sociedades que apostam no desenvolvimento e no bem-estar, e a ANPG é um contribuinte activo para o desenvolvimento de Angola”
Nesta sexta-feira, a acção estende-se ao Centro Materno Infantil da Zona Verde, construído pela SinoHydro. Em ambos os projectos, localizados em Luanda, a ANPG e as associadas do Bloco 48 participaram com um investimento global avaliado em USD 1 milhão e 470 mil, no quadro das acções de responsabilidade social que visam a melhoria da capacidade de resposta dos equipamentos sociais às populações.
Centro Materno Infantil da Zona Verde, localizado também na Comuna de Benfica, e construído pela empresa petrolífera SinoHydro, em parceria com a Concessionária Nacional e com as associadas do Bloco 48, beneficiou da aquisição de uma fábrica de oxigénio, da instalação de uma morgue, uma ambulância, um gerador industrial e uma vasta gama de equipamentos hospitalares.
As obras de requalificação envolveram ainda o apetrechamento do Centro com material e mobiliário para as suas dependências, assim como de eletrodomésticos.