POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
O Presidente da República de Angola, João Lourenço, decretou cinco dias de luto nacional, a começar este sábado, 9 de Julho, às 00.00.
“É declarado o luto nacional a ser observado em todo o território nacional e nas missões diplomáticas e consulares”, pode ler-se no decreto presidencial. Segundo o documento, o luto nacional começa às 00:00 de sábado, 9 de Julho, e tem a duração de cinco dias, durante os quais a bandeira nacional será colocada a meia haste e serão cancelados todos os espectáculos e manifestações públicas.
O antigo Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, morreu, esta sexta-feira, aos 79 anos. O ex-chefe de Estado estava há duas semanas internado nos cuidados intensivos de uma clínica em Barcelona, onde era acompanhado desde 2006 devido a problemas de saúde.
José Eduardo dos Santos sucedeu a Agostinho Neto como Presidente de Angola em 1979 e deixou o cargo em 2017, cumprindo uma das mais longas presidências no mundo.
Em 2017, renunciou a recandidatar-se e o actual Presidente, João Lourenço, sucedeu-lhe no cargo, tendo sido eleito também pelo Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), que governa no país desde a independência de Portugal, em 1975.