POC NOTÍCIAS: Ângelo dos Santos | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
A Linear Comunicação, empresa organizadora do encontro que acontece em Julho, confirma abordagem de temas ligados à gestão de activos imobiliários, melhorias para o acesso à habitação em Angola, garantias bancárias e as principais linhas do Aviso 09/2022.
Os bancos comerciais e as empresas imobiliárias nacionais vão analisar no dia 22 de Julho, em Luanda, as modalidades de atribuição do crédito habitacional, na primeira edição do Fórum Banca e Imobiliário da Linear Comunicação, com o objectivo de melhorar as trocas de informações entre os bancos e as imobiliárias para viabilizarem o acesso ao crédito à habitação, assim como colocar os players dos dois sectores a encontrarem mecanismos internos para caminharem numa só direcção.
O evento surge na sequência da entrada em vigor do Aviso que autoriza a concessão de crédito à habitação com valores não superiores a 100 milhões de kwanzas, com uma taxa de juros de 7%, conforme estipulado pelo Banco Nacional de Angola.
O Fórum é uma oportunidade, nesta altura, para as pequenas e médias empresas do sector imobiliário que pretendam encontrar parceiros a nível da banca, por isso, terá uma componente de networking, onde estarão “grandes figuras” do mercado empresarial nacional.
A Broima Investimentos, o Condomínio Kuditemo e o Orlando Residencial, fazem parte das imobiliárias e projectos habitacionais que vão colocar à disposição dos participantes os seus produtos para a comercialização no local.
Os bancos convidados passarão as informações essenciais e vão efectuar simulações de crédito no local para facilitar os interessados a adquirirem casas via crédito à habitação.
A Recredit, criada pelo Estado angolano para gerir o crédito malparado do Banco de Poupança e Crédito, que, segundo a Lusa, tem 77 processos em fase de contencioso e 24 ações judiciais em curso, também estará presente no certame.