POC NOTÍCIAS: Fábio Domingos | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
Programa Emergentes tem como objectivo orientar e apoiar as Pequenas e Médias Empresas (PME) com elevado potencial, em diversos estágios de crescimento, a aprimorar as práticas de governação e gestão, a maturar os seus produtos e serviços.
A Comissão do Mercado de Capitais (CMC), no âmbito da sua missão de regular, fiscalizar, supervisionar e promover o mercado de capitais, fará o lançamento do Programa Emergentes, no dia 4 de Maio de 2022, no Hotel Presidente, em Luanda.
O Programa Emergentes tem como objectivo orientar e apoiar as Pequenas e Médias Empresas (PME) com elevado potencial, em diversos estágios de crescimento, a aprimorar as práticas de governação e gestão, a maturar os seus produtos e serviços, por forma a habilitá-las a emitir instrumentos financeiros no mercado de capitais.
Esta iniciativa enquadra-se nas acções de promoção do mercado de capitais, permitindo que a economia angolana tenha mais e diversificadas opções de financiamento (crowdfunding e capital de risco), potenciando o crescimento sustentável.
Este programa terá a duração de três anos, englobando 7 fases, nomeadamente: Lançamento do Programa e período das candidaturas; Avaliação e seleção das empresas para o Programa; Processo de mentoria; Realização do Roadshow aos potenciais investidores; Captação de Financiamento; Investimento e Governance; Admissão no segmento alternativo da Bolsa”, lê-se num comunicado que o POC NOTÍCIAS teve acesso.
O documento refere ainda que “havendo a necessidade de capacitar as empresas para garantir acções de formação de modo a assegurar uma melhor actuação no processo de entrada no mercado de capitais, o Programa conta com a intervenção de parceiros no sentido de dar melhor resposta às potenciais necessidades de mentoria, assessoria financeira e serviços de financiamento e/ou investimento”.
Os referidos parceiros são a Ernst&Young Angola, Academia do Empreendedor de Luanda, Acelera Angola, Deloitte Angola e o Founder
Institute Luanda.